sexta-feira, fevereiro 29, 2008

A visão dos portugueses dos brasileiros

Encontrei esta notícia numa comunidade de Orkut, pois já não é nenhuma novidade, foi publicada em novembro 2007. Aiai, tem tanto para falar do tema... queria convencer que esse preconceito não tem nada a ver com a realidade, mas ao mesmo tempo infelizmente tem gente que causa esses estereótipos.
Também queria dizer que a visão dos brasileiros dos portugueses não sempre me faz feliz... Ás vezes tá difícil ficar aí no meio e escolher "o seu lado". É só tentar entender os dois, né?
Um beijo grande aos meus amigos brasileiros morando em Portugal (e no mundo inteiro) e igualmente aos amigos tugas espalhados no mundo!

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Sumida, eu?

Oi gente! Vocês também sumiram, hein... Não tenho dado notícias simplesmente porque nestes dias estou apenas tentando lidar o meu dia-a-dia; trabalho, academia e um bom sono, nem sempre todas essas coisas no mesmo dia.

No domingo fui jantar em Cantina West (restaurante TexMex em Helsinque) com uma boa galera de amigos para darmos parabéns à Trish, namorada do Paulo. Foi uma festinha legal, alguns amigos ainda continuaram a um outro bar para tomar copos, mas eu achei melhor ir dormir cedo antes de semana do trabalho... Estão vendo como sou responsável!?

Não trouxe máquina para tirar fotos (não entendo como pude me esquecer...) e um amigo que tirou fotos não me mandou ainda (não todos somos tão rápidos ;)). Então coloco aqui uma foto de verão passado de Trish e Paulo para dedicar este post a esse casal querido.


O planejamento de viagem a Ceará avança aos poucos. Não recebi dica nenhuma de ônibus de Lagoinha a Jeri (pois já duvidei que houvesse), nem muitas pousadas responderam aos meus e-mails/pedidos de informações. Assim ficarei primeiro numa praia mais perto de Fortaleza antes de ir a Jericoacoara. Até Jeri está tudo confirmado e já estou ansiosa. Depois tinha pensado em ir a Canoa Quebrada, mas mais uma vez: a conexão de Jeri pra lá não é muito boa. Agora acho que ficarei o resto do tempo em Fortaleza mesmo (apesar de não ter muita vontade de ficar tantos dias numa cidade grande) e fazer um passeio a Canoa daí. Suponho que assim fique menos difícil. Já pesquisei os hotéis de Fortaleza e parece que os custos são razoáveis mesmo nos hotéis melhores. Então não vai ser nenhum problema, acho, e ainda tenho tempo para resolver o resto.

É só isso por agora, bom final de semana para vocês!

sábado, fevereiro 23, 2008

Só para dar sinais de vida

Antes da "sauna de sábado" e do jantar foi preciso ouvir um pouco de Reggaetón - perdi mais uma vez a aula de dança ontem, então estou tentando compensar...


Solido/Daddy Yankee



Sigue Bailando Mi Amor/El Rookie



Te Quiero/Flex


sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Educação

Acho que muitas pessoas já sabem como a educação finlandesa é famosa, ganhámos muitos prémios, e pelo menos no Brasil Finlândia ficou um país exemplar (também) na área de educação. Não foi a primeira vez que Veja escreveu sobre o modelo educacional finlandês... Infelizmente não posso ler Veja sempre, mas muitas vezes já encontrei nessa revista algum artigo com alguma comparação Finlândia-Brasil, o que me parece estranho; por que comparar dois países tão diferentes? Talvez mesmo por serem contrastes.
Então leiam aqui o artigo mais recente sobre o tema!

Falando da Finlândia: a foto de hoje só pode ser o meu prato no restaurante Zetor sexta-feira passada, onde tivemos um encontro com os ex-colegas de trabalho. Foi bem divertido, apesar de aquele restaurante não é do meu estilo, não. Mas a galera com quem trabalhei cinco anos atrás, continua a ser maravilhosa!

Beijos, bom final de semana!

PS. Podem adivinhar o que é que tem no prato.

PS2. Estou tendo problemas com o link do artigo, talvez consigam abrir o outro link no site da Veja. Também gostaria de ter essa edi
ção de revista, pelo menos o artigo. Alguém pode ajudar? Pata, tem na embaixada?

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

"Férias de esqui"

Esta semana é de férias para muitos aqui no Sul da Finlândia. As crianças (e os estudantes) das escolas tem férias de inverno ou seja "férias de esqui" e assim muitos "adultos" com família também querem/são obrigados a tirar férias nesta semana. Quem quer aproveitar as férias esquiando, melhor viajar aos Alpes ou à Laponia, pois aqui na área capital este inverno não nos deu muita neve. Para mim tanto faz (sofro com o frio sem neve e com neve), mas quem quiser esquiar já fica mais complicado. Bom, o problema não é meu, sou feliz por nem tem que tentar organizar férias nesta época. Até pensei que fosse uma semana bem calma no trabalho, mas nesta vez estava errada... Trabalhei 10-11 horas ontem e hoje (mais uma vez: se nota que aqui o normal é 8 horas por dia, o resto não é pago nem agradecido, pelo menos no meu caso...) e tenho uma lista de tarefas longa para o resto de semana, afff... mas tudo bem, nesta semana trabalhar é bom mesmo assim! Acreditem, estou quase gostando ;)

Então não estou de férias, mas continuo com o planejamento. Não está sendo fácil, tinha algumas idéias que não estão sendo tão simples para se realizar. Tipo pensei em ir diretamente do aeroporto de Fortaleza a Lagoinha, Taíba ou algum lugar por aí e depois de uns dois dias continuar a Jeri. Mas parece que é complicado pegar ônibus desses lados para Jericoacoara?! Alguém tem dicas sobre isso? Então o meu plano foi facilitar a viagem a Jeri dividindo-a em partes, mas parece que isso só complica e no pior caso terei que ir via Fortaleza mesmo assim... se não pagar mais caro e reservar um transfer particular, mas como o caminho é longo, não é a minha inten
ção - na verdade não queria gastar muito nessa vez, mas vamos ver como vai ser, já tenho medo que os custos fiquem muito altos.


Voltando ao sábado: antes da festa do Robson teve um mega encontro dos brasileiros num restaurante italiano em Helsinque. Encontrei com muitos amigos e conheci algumas pessoas novas. Poderia ter conhecido mais gente, mas como sou tímida e antisocial, fiquei a maioria do tempo com os mais queridos... sei, estou exagerando, mas sou um pouco assim! E também não tinha visto alguns amigos neste ano ainda (como Carol e Lu, na foto acima) e precisei estar perto deles aquele tempinho.

Outra foto: Juliana e Patricia na festa do Robson.

É só isso por hoje, beijinhos!

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Festa do Robson

Olá pessoal! Boa segunda-feira!

Nesta vez o meu final de semana foi bem mais ativo do que os anteriores, estou surpresa por ter ido a todos os encontros e todas as festas que tinha planejado. Assim não fiquei muito em casa, menos ontem (domingo), quando não saí nada... Não tinha ressaca (!), mas simplesmente decidi ficar aqui sem fazer nada, e foi bom assim ;) De noite tentei assistir o jogo do meu Benfica, mas adormeci (como sempre). Ainda bem, assim hoje o dia até correu bem no trabalho.


Bem, vou começar de noite de sábado. Como se vê na foto acima, meu amigo Robson teve uma festinha de aniversário e comemorámos com muita alegria, claro. Aí encontrei um grupo de amigos que realmente não tinha visto faz algum tempo, tenho andado tão antisocial! Foi bom rever todos e conversar com a galera. E os petiscos foram uma delícia! Talvez não estivesse muito animada ou afim de uma grande festa, mas como falei: adorei estar com os meus queridos amigos, é isso...

Foto abaixo: Eu e Carol(ina).


Estou sem criatividade para escrever agora, então vou continuar outro dia, tá bem?


Beijos!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

(Não muitas) Novidades

(Foto: Trancoso, BA)

Oi galerinha!

Quando falei aqui sobre a minha próxima viagem, a Patricia comentou a freqüência das minhas viagens... Posso lhes dizer que também não gosto de fazer malas, não gosto do stress pré-férias terrível que sempre sinto (acho que sempre tiro férias quando não poderia...). Ainda menos gosto de esperar nos aeroportos e ficar nervosa com os horários/com as conexões. Sim, fico muito assim... ainda bem que sempre viajo sozinha e ninguém sofre com isso! Mas acho que "a vida" nos aeroportos se torna mais tolerável se (não estiver muito cansada e) se dedicar a um livro, o tempo quase voa...
Até no dia dos namorados encontro alguma vantagem de estar sempre sozinha, estão vendo?

De todas as maneiras, agora ao saber que vou ter algumas viagens nesta primavera, fico um pouco mais feliz do que algum tempo atrás. Falei algumas viagens, no plural?? Sim! Nesta semana também tomei a decisão de viajar a Ceará ainda antes de verão (europeu). Sei que não será a melhor época para viajar pro lindo Nordeste brasileiro, mas tem que ser assim... Depois dessa decisão é evidente que não estarei no Rock in Rio Lisboa nem no Rock in Rio Madrid, porque não posso viajar logo depois de voltar do Brasil :) Mas por enquanto estou super feliz com os meus planos. Ou ainda nem tenho planos particulares, estou começando a pesquisar as praias onde ir. Em princípio queria conhecer pelo menos Canoa Quebrada e Jeri. Talvez passe pela Lagoinha ou outras praias no litoral do Sol Poente. Como sempre, não quero fazer um roteiro "quero ver tudo", porém quero descansar em alguma(s) praia(s) paradisíaca(s). Em Fortaleza acho que ficarei só no início e/ou nos últimos dias... mas vamos ver, a minha pesquisa quase não começou ainda. Tenho um ficheiro excel onde já anotei os possíveis lugares de visita e no mesmo vou fazer a compara
ção dos hotéis etc. Sim, no planejamento de viagens sou muito engenheira, rsrs. (Alguém alguma vez já falou que sou organizada demais??!) Bom, até agora o jeito de eu planejar deu sempre certo, não me encontrei em pousadas feios etc.

Qualquer dica sobre as praias de Ceará, podem falar!

Este final de semana promete: terei um encontro com ex-colegas de trabalho amanhã e o encontro tradicional dos brasileiros no sábado, mais festinha de aniversário dum amigo querido (também no sábado). Então finalmente é preciso sair da casa e parar com a antisocialidade! Espero que consiga, pois quase não encontrei com os amigos neste ano, tenho ficado em casa mesmo. Típico no meu caso...

Beijinhos!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

A Bruxa de Portobello

Já publiquei um post sobre este livro quando era novidade e ainda nem o tinha comprado. Comprei-o na livraria Siciliano, no shopping Iguatemi em Salvador da Bahia faz mais de um ano, mas só o acabei de ler este final de semana. E por que não o li logo depois de comprar? Naquele natal aconteceu um milagre, recebi um presente de natal (coisa rara...), o que foi (além de outra coisa boa que "recebi") "Brida" de Paulo Coelho e passei uns dias de férias com esse livro (como também com essa outra coisa boa - a diferença é que continuo a ter o livro, nada mais...).

Com todo o respeito a um dos melhores escritores do mundo... mas eu não consigo ler muitos livros dele seguidos. Depois de Brida pensei que não aguento mais essa espiritualidade, pessoas entrando em transe e viajando na procura de qualquer coisa...

Então, por fim acho que chegou a hora de voltar a pegar esse livro, lê-lo, e não apenas ler, mas querer ler, ler com vontade e prazer. Admito que tem essas mesmas coisas de todos os livros de Paulo Coelho, mas posso dizer que gostei do estilo de narração, gostei dos pontos de vista diferentes, assim que o livro foi feito das pequenas histórias (mesmo assim contínuas) contadas pelas pessoas próximas da Athena (a "bruxa").

Devia ler mais, mas falta a certa paciência. E não falo essas coisas por causa de ter lido um livro assim, rsrs, pois acho que já falei disso / da difciculdade de parar para ler. Então que venham as férias, talvez assim consiga me acalmar um pouco!

Falando de férias, passem mais uma vez pelo blog Lusofin, o António acaba de fazer um post super interessante e importante ;)

Beijos aos meus leitores, até já!

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Melhor música do carnaval 2008

Claudia Leitte ganhou tudo que foi possível...

  • Melhor Cantora: Claudia Leitte (Babado Novo) - com 45% dos votos
  • Melhor Banda: Babado Novo - com 48% dos votos
  • Melhor Música: "Exttravasa" - Babado Novo - com 44% dos votos




  • Além disso:
    Homenagem especial: "Mulher Brasileira" (Psirico) * Música mais tocada

    Estou adorando esta música, meu voto poderia ter ido para o Psirico ou para o Chiclete ("A fila andou") ou para Asa de Águia (Simbora).


    quinta-feira, fevereiro 07, 2008

    O que é isso, companheiro?

    Hoje saí cedo do trabalho, não fui a academia, pensei que fosse bom ter um dia de descanso depois de ter malhado todos os dias desde sexta-feira passada. Além disso me senti um pouco resfriada (não muito, estou bem... mas achei melhor ter cuidado e observar se melhorar ou piorar hoje).
    Ao chegar em casa decidi que vou ficar longe da net (sei, já estou aqui de novo...), vou a sauna para relaxar, e depois talvez vá assistir tv, ou ler revistas/algum livro. Até pensei que pudesse ver um filme qualquer, o que nunca faço. Quando estava indo a sauna notei que já tinha come
    çado o filme "O que é isso, companheiro". Fiquei com pena de não ter notado antes, tomei sauna rápido e voltei ao sofá para assistir o resto do filme. Gostei, mas claro que perdi uma boa parte. Vou tentar saber se Viasat/TV1000 mostra novamente esse filme.

    Então não ficarei mais tempo aqui com o blog, voltarei logo ao sofá :)

    sábado, fevereiro 02, 2008

    Finalmente...

    ... algumas novidades, quer dizer: consegui fazer algo positivo, ou o que pelo menos eu acho uma ótima decisão. Não, não tenho nenhum plano concreto de me mudar deste país que hoje outra vez mostrou a cara feia e chuvosa e pensei que ninguém merece viver aqui. Pois foi que depois de uma conversa com a minha chefe ontem (ela me disse que eu devia tirar uns dias livres, que estou trabalhando demais etc) entendi que agora é simplesmente obrigatório reservar alguma viagem :) Não consegui ter passagem muito barata, mas assim razoável, não reclamo disso. Estou tão feliz ao poder voltar à minha Lisboa no próximo mês! Não vejo a hora de encontrar com uns bons amigos (poucos, mas queridos!). Solange, vai estar lá, vai??! Quero muito te ver!


    Ainda tenho o plano aberto com as minhas férias de inverno, e o planejamento continua... por enquanto não consegui decidir se vou a Ceará no final de abril ou se vou ficar aqui na Europa. Mas em casa não quero ficar! Essa "Europa" é Sul da Europa no meu caso...

    Beijinhos, bom final de semana! Agora vou me esquentar na sauna (faz muito tempo que não vou!)

    sexta-feira, fevereiro 01, 2008

    Não me canso com...

    ...reggaeton! Faz muito tempo que não procuro novidades do "mundo de reggaeton", e assim fico escutando as mesmas músicas sempre. Por outro lado, não me canso com o albúm "El Cartel: The Big Boss" de Daddy Yankee, acho que quase todas as manhãs acabo ouvindo essas mesmas músicas no meu iPod. Como se não houvesse outras... e como alguns de vocês sabem, meu iPod está sempre lotado, faz trabalho deletar músicas e colocar novas, rs. (Acho que vai ser projeto deste final de semana, pois tenho por exemplo muitas músicas de Axé novas que não tenho no iPod ainda.)

    Um vídeo de Daddy Yankee que provávelmente ainda não coloquei aqui:



    O resto do "top" de reggaeton acho melhor procurar no reggaetononline, uns
    exemplos daí (top 8):

    1. Quisiera Saber - Wisin y Yandel ft. Eve
    2. Ponmela- Voltio ft. Jowell y Randy
    3. Quedate Con El - Nicky Jam ft. Ken -Y
    4. Jangueo - Wisin y Yandel ft. Franco El Gorila
    5. Algo Musical - Ñejo & Dalmata
    6. El Tra - Tito El Bambino
    7. Soy Igual Que Tu - Alexis & Fido ft. Toby Love
    8. Sexy Movimiento - Wisin y Yandel
    12. Ahora Es - - Wisin y Yandel

    Bom, já chega, né? Sei que vocês, meus caros leitores, nem são fãs de reggaeton, então este post vai servir mais para eu me lembrar destas músicas...

    Sei que já foram pedidas fotos etc neste blog, mas como não tenho fotos novas e não sei onde tirar. Talvez do fenômeno "chuva em Helsinque, neve/chão branquinho em Espoo"... as vezes a diferen
    ça é grande, basta "viajar" uns 15 km para o interior.

    Já estou com sono, então mais notícias talvez durante o final de semana!

    Beijos, bom final de semana para todos!

    Uns comentários meus no dia seguinte:
    1) Ao acordar entendi que aquela neve quase já derreteu! Deve ter chovido a noite toda aqui no "interior" também. Este sábado vai ser muito cinza, vamos ver se consigo sair da casa, pois não tenho muita vontade... Sim, sei que devia ir à academia...
    2) Como é que me esqueci de fazer um post com o tema de abertura do carnaval? Pois já come
    çou! Quem estiver lá na Bahia ou em qualquer lugar no Brasil, é só mandar notícias, ok? Para mais informações e programação veja no Portal do Carnaval de Salvador ou no ibahia.com.br ou no Carnasite.


    Esta atualiza
    ção é feita no sábado 2 de fevereiro às 9:03h por Teea.