domingo, março 30, 2008

Domingo (de Páscoa)

Para concluir a reportagem da última viagem, tenho que contar ainda sobre o meu último dia em Lisboa. Pois último não foi, ainda volto!

Como falei, aquele domingo amanheceu lindo. Acordei devagar, estava com preguiça de pensar no que fazer. Então não pensei muito, saí do hotel, andei pelo Parque Eduardo VII


pela Avenida da Liberdade, Rossio etc


até Praça do Comércio.

Chegando lá, comecei a pensar de novo: como é que quero passar o resto deste dia maravilhoso? Tentei escolher entre duas opções: ou vou me perder novamente nas ruas de Alfama e com sorte encontrarei o Castelo nesta vez OU vou pegar trem ao sentido de Cascais, vou passear um pouco e depois vou almoçar na esplanada, como já fiz muito no verão. Na verdade, queria ter realizado as duas, mas nesta vez fiquei em Lisboa mesmo e virei à esquerda, rumo a Alfama! Logo aconteceu que me sentei num bar qualquer para tomar uma coca-cola e para ver mapa (que poucas vezes olho em Lx, nem costumo levar comigo) e já nem sabia onde estava, rs. Bom, ao sair do bar notei que estive bem perto da Sé, quer dizer: atrás dela.

Daí segui em frente, e surpresa: cheguei ao miradouro de Santa Luzia e ao Castelo de São Jorge! Sei, o caminho é fácil e simples, e ainda mais fácil seria com bonde, mas como talvez saibam sou teimosa e insisto em ir a pé sempre quando possível. Adorei o miradouro, acho os miradouros de Lisboa tudo de bom!

E o Castelo de São Jorge... cheio de turistas como a cidade em geral estava, mas aí no Castelo deu para sentir o turismo ainda melhor. Castelo em si... não sei se é muito especial, mas as vistas daí são lindas, como de todos os miradouros das "sete colinas".



Depois de ter visitado o castelo, andava mais um pouquinho nas ruas e de repente encontrei o Chapitô, onde resolvi almoçar. O lugar também possui uma vista linda... vale a pena passar por aí! Deve ser muito bom no verão...
Já tinha ouvido falar desse lugar, mas o encontrei por acaso mesmo.

Comi salada de polvo, mas tenho que dizer que não foi a melhor que já comi. Mesmo assim, o dia foi super lindo e aproveitei o momento de descanso. Pois depois já voltei ao hotel, caminhando, podem imaginar... De noite ainda fui jantar no Bairro. Por causa de inveja que senti pela açorda de gambas que a Solange comeu em Sesimbra, tive que comer a mesma coisa naquela noite. É muito pesada, sei, e por isso nas noites de verão normalmente não consigo ficar com esse prato, apesar de gostar muito. Depois de jantar ainda fui despedir a galera do meu bar e tentei dormir bem antes da viagem de volta.

Então foi assim. Quando voltar no verão, me esquecerei desses passeios de turista, vou curtir praia, algumas compras (como nesse sentido estas mini-férias foram fracas) e noites quentes (...) do Bairro.

Se quiserem dicas de Lisboa, a minha dica é o seguinte: tentem sentir a cidade, a alma bonita dela. Não importa onde vai, ou se visitar todas as atra
ções. Lisboa é linda, e continua sendo assim, conheça-a como quiser, o mais importante é não deixar a cidade sem sentir saudades dela... Claro que por exemplo Alfama é uma boa opção, como também Bairro Alto, Chiado, talvez Belém e muitos mais... qualquer lugar serve, pelo menos para mim.

Beijos (com uma enorme saudade da minha Lisboa)



sábado, março 29, 2008

Sábado (passado)

Olá!

Aqui parou de nevar e hoje o dia está lindo, porém frio ainda, claro. Mesmo assim, parece que a neve vai derreter rapidinho.

Meu final de semana vai com calma, acho que é só academia e descanso em casa. Pois eu gosto assim, vocês sabem. Além disso, prefiro não gastar muito dinheiro nestes dias. Se por acaso se lembram, já não falta tanto tempo para as minhas férias de "inverno"...

Bem, voltando às mini-férias passadas, ao sábado passado: não foi um dia muito lindo, então passei o dia num shopping (onde fui vista pela Tatá), comprei umas camisas de verão e algum livro, mais nada. Mas adorei ver todas essas lojas de novo, é sempre um bom passatempo! De noite fui jantar em Oeiras, com a galera "de sempre" em casa de Solange e Deivid. Solange tinha preparado um bom peixe e camarão, uma delícia! Aqui na Finlândia peixe costuma ser salmão (nem que seja ruim), então qualquer outro tipo de peixe bem preparado me faz feliz :)


Também não faltou cachaça nem vinho. Então foi um bom come
ço de noite antes de dar uma olhada no Bairro Alto... Então fui ao Bairro aí pela meia-noite, passei pelos "meus bares", mas me mantive calma sem maior confusão e voltei cedo ao hotel. Nessa vez tive um taxista chato de quem tive que reclamar depois. Pois acontece... me assustou um pouco, nunca antes tinha sido tão mal-tratada pelos taxistas de Lisboa (enganada sim, se falarmos dos preços cobrados, mas isso é "normal"). De qualquer jeito, nem isso conseguiu estragar as minhas férias, depois dormi bem e no domingo o dia amanheceu lindo de novo... Amo Lisboa, já quase não há como mudar esse fato!

quarta-feira, março 26, 2008

Sesimbra


Por fim, na sexta-feira santa consegui ir a Sesimbra! Já foi o meu plano muitas vezes, especialmente no verão, quando com certeza a cidade está mais linda e animada ainda, com essa praia e tudo. Então agora o plano é voltar um dia de verão!

Como podem ver nas fotos, o dia foi lindíssimo, ensolarado e acho que o mais quente que tive nessas férias.


Como fomos (Solange, Deivid e eu) de ônibus, só ficámos na cidade mesmo e também visitámos o castelo. Tinha imaginado que a cidade fosse um pouco maior. Sendo assim pequena e sem muito para ver em si, curtimos simplesmente o dia à beira-mar, almoçámos num restaurante simples (peixe, claro!). Adorei esse dia, deu para se relaxar, esquecer de tudo mais e ainda bem que ajudei os meus queridos amigos atravessar a ponte 25 de abril! Já era a hora, hein...

Quando voltei a Lisboa, descansei um pouco no hotel, terminei o livro "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseini e depois peguei sono, então não deu mais para ir ao meu Bairro Alto. Quanto ao livro, recomendo, mas é muito pesado, de vez em quando até deu para passar mal (ou pelo menos sentir triste).

Bjos, bom resto de semana para vocês!

Quero verão!

Aí andava eu, depois das 6h de manhã - indo ao trabalho, claro...


...com dúvidas se vai ter trem ou não, pois ouvi falar na rádio que muitos trens de manhã foram cancelados. Mas tinha sorte, o trem chegou e ainda em tempo!


Ai que saudades do sol... ninguém merece essa neve toda (nevou o dia inteiro, então o que estão vendo nas fotos é só o começo...)

terça-feira, março 25, 2008

Depois de mini-férias de páscoa

Olá gente!

Voltei ontem à nevelândia, aqui realmente o inverno continua igual ou faz até mais frio do que neste inverno em geral. Já esperava ver sinais de primavera, que eu sortuda já pude sentir em Lisboa. Pois lá também o vento teve sabor de inverno ainda, mas o sol era muito lindo na sexta-feira santa e no domingo. Já estou com saudades dele!

Tatá apareceu aqui comentando que me tinha visto no Colombo no sábado. Quem mais me viu sem ter falado nada? É Tatá, queria ter conhecido você, sim, próxima vez vem cumprimentar, ok? :) Como ela falou no blog, é também um perigo da blogosfera - todo mundo pode me conhecer e eu não conheço ninguém...


Por causa de uns imprevistos as minhas mini-férias talvez não fossem exatamente como tinha planejado - não fiz muitas compras, tive umas preocupações chatas etc, mas enfim tudo isso não estragou as férias todas, talvez a quinta-feira pudesse ter sido melhor, mas o resto aproveitei ao máximo! Conheci alguns lugares que não tinha visitado antes por um motivo ou outro, e só passei o tempo com os amigos mais queridos. Muito obrigada pela companhia Solange & co!

Desculpe por decepcionar, mas é só isso por hoje, continuarei esta história noutro dia e acho que o farei em partes, depois se vê.

Beijos e boa semana!

segunda-feira, março 17, 2008

Movetron

Pensando em Lisboa, sim, mas mantendo os pés no chão (finlandês) :)

Ei kenenkään maa /Movetron



E quem se lembra ainda desta música de Movetron (Romeo & Julia):



Pois é, Movetron voltou e trouxe mais umas lembranças daqueles tempos...

domingo, março 16, 2008

Já pensando em Lx

Amigos,

Espero não ter magoado ninguém com os meus últimos posts, e também suponho que entendam um pouco do meu sentido de humor estranho.

Para mudar de assunto, na verdade já não faltam muitos dias para as minhas mini-férias em Lisboa e estou toda ansiosa, como sempre. Quantas vezes já falei que adoro essa cidade da luz? Não vejo a hora de poder passear na Baixa, comer o melhor peixe do mundo (bom, o melhor que conheci até hoje), ir aos meus bares no Bairro, fazer compras (saudades de Bershka, Bata, Fnac, livrarías, loja do Benfica etc), ir passear em Estoril/Cascais, ir a Sesimbra com os meus queridos amigos Solange e Deivid, andar pelas ruas da cidade sem objetivo, talvez conhecer melhor Alfama (um projeto de sempre)... É isso, mais um pouco de descanso, quem sabe uma boa ressaca também cabe no programa, rsrs.

Foto de verão passado, espero que a Sol passe por aqui - só para mostrar que agora não podem fugir dos planos, quero mesmo é passar um tempinho com vocês. Então até lá! Bjos!



sexta-feira, março 14, 2008

Pensamentos numa sexta-feira

Oi amigos!

Os meus últimos posts têm sido secos, faltam sabor de vida... é porque estou tendo uma vida calminha. As poucas festas e os encontros com amigos que tinha durante as últimas semanas, cancelei tudo. Não sempre só para cancelar, foi mais a preguiça de ficar correndo de um lugar ao outro, quero é ter o meu tempo em casa. Também não sempre estava tão bem humorada e assim é melhor ficar longe dos outros, acho (no meu caso). Parece que estou cada vez mais antisocial, só fico nesta minha solidão. Mas em casa estou bem, comprei um novo laptop (o primeiro da minha vida, acreditem?! Quem não me conhece desde sempre, nem acreditaria que sou engenheira, e comprei simplesmente por causa de vergonha de não o ter), comecei a ler o livro "A Cidade do Sol" e por acaso tenho dormido bem também. Fiquei surpresa que este laptop não aumentou o tempo passado na net, ao contrário, agora estou mais relax, até assisto tv antes de ir dormir (com laptop ao meu lado, o que antes não era possível, rs).

Tenho que voltar mais uma vez ao tema anterior... sei que não entendo nada do assunto, mas na verdade estou ficando chateada com o que está acontecendo nos aeroportos. Talvez leve tudo isso pessoalmente demais por vários motivos, e por isso não suporto. Claro que tenho medo de ser deportada de Fortaleza próxima vez que lá vou. Olhem só, sou uma mulher daquela idade, viajando sozinha ainda. Sim, terei a passagem de volta (embora não entenda que prova é essa, muitas vezes fica mais barato comprar ida e volta do que apenas ida), reservas dos hotéis por e-mail imprimidas e para mostrar (também não prova nada). Ainda terei algum dinheiro (não sei quanto exigem, mas sei mais ou menos o quanto consumo) e cartões de crédito. Mas parece que eles escolhem pessoas e depois inventam algo que não lhes agrada, tipo: "a senhora não tem reserva de ônibus de Fortaleza a Jeri"...

Então o meu caso é duma viajante bem organizada, mas não todos os viajantes são assim, nem têm que ser! Também entendo o lado do espanhol que mandaram de Fortaleza pra casa; tem muita gente que quer tirar umas boas férias de 90 dias (ou menos), ir a um lugar como Jericoacoara, procurar hospedagem barata qualquer, ficar o quanto quiser e continuar aonde tem vontade de ir. Isso é completamente normal especialmente entre os jovens (eu já passei essa idade, mas se fosse mais jovem e com alguma grana, também gostaria de "mochilar", agora já prefiro algum conforto) e se proibem essas aventuras, o mundo vai perder muitas experiências mais do que preciosas.

Por outro lado, estou preocupada com os imigrantes ilegais aí na Península Ibérica, mas dúvido que essa "querra" nos aeroportos resolva isso, ou sei lá... também não resolverá os problemas do Brasil, se falarmos da prostituição etc. Então concordo com algum controle nos aeroportos, sim, mas deixem as pessoas viajar e curtir a vida, e tentem resolver esses problemas de outro jeito, pode ser?

Estou super feliz porque a minha próxima viagem vai ser na Europa, estou ficando com menos vontade de viajar ao Brasil agora e já me vejo voltando no mesmo avião de Fortaleza a Lisboa... Se for assim, ficarei em Lisboa à vontade :) Pois não é bem assim, se não pudesse mais viajar (ao Brasil), perderia a maior paixão e sentido da minha vida e depois eu já não seria mais responsável pelas conseguências.

Já falei demais... vou terminar este post com uns links:

Rihanna - Shut Up and Drive

Rihanna - Don't Stop The Music

PS. Rihanna está em Helsinque hoje.

segunda-feira, março 10, 2008

"Baianos são barrados na Espanha e espanhóis são deportados de Salvador"

Já conhecemos bem essas histórias sobre os brasileiros mandados de volta para o seu país, sem (ou com) um bom motivo. Agora já tem casos de europeus/espanhóis (sem passagem de volta) deportados de Salvador. Será que essa tendência chata continua? Quer dizer, dos dois lados, claro. O que acho mais ridículo é lidar o assunto com a vingança, mas pelo visto é o que "tem que ser", talvez.

Admito que já tinha "medo" (ou seja: um pensamento assim...) em Salvador, como eles me olhavam com meu passaporte vermelho com capa suja azul (como o passaporte finlandês antes era azul), imagino que pensavam: "ahh, essa menina volta de novo, só faz uns meses que esteve aqui e já de volta... será que esta vez veio de vez ou ainda volta pra lá, pra... que país é esse...?".
E como eu já disse de brincadeira aos meus amigos depois de ter voltado daí da Terra de todos os santos: só voltei porque disse na imigração que no dia xx.xx viajarei pra casa e eles copiaram o meu passaporte e tudo... não pude os enganar :)

Leiam mais no site do Globo Online, e vejam os comentários também, aqui vem um exemplo: "Se os espanhóis mandassem de volta os jogadores brasileiros, a Liga Española acabaria em empate sem gols." Bom, não todos os comentários são iguais, é só para terem uma idéia.

Enfim esta é mais uma forma de se expressar o preconceito... uma questão difícil de tratar as pessoas bem e com igualdade.

PS. Mais um vídeo de Fortaleza aqui.

quinta-feira, março 06, 2008

Disco Street

Me desculpem, mas não resisto... no Facebook tem uma comunidade Disco Street, que foi uma "boate" para os menores em Turku (aqui na Finlândia antes de ter 18 anos não se pode entrar em boates/bares noturnos onde se vende álcool). Aí é que costumávamos ir quando tinhamos uns 13-15 anos e divertimos muito, hehehe, podem imaginar aquela idade... muitas vezes os nossos pais foram buscar-nos pra casa à meia-noite, coitadinhos! E a fila era uma confusão, sem ordem nenhuma! Só quem conhece, entende... agora não pode faltar música que traz essas lembranças todas... Ahh, António: uma vez me pediu para fazer um post sobre música finlandesa no Lusofin. Acho que não vou fazer isso, não, mas aqui tem mais uns pedacinhos, rs.








terça-feira, março 04, 2008

Inverno (com v ou f...?)

Oi galera!

Para quem reclamou que já não tem inverno na Finlândia... O inverno começou de novo/continua nestes dias de março. Hoje ao acordar vi um monte de neve nova da janela da casa, e também fez 5 graus negativos (quase o recorde deste ano, rs). Então, tem gente que reclama que o inverno não é suficiente "inverno" e eu que reclamo que este inverno nunca vai acabar... também se nota que o sol dificilmente aparece, hoje tentou atrás das nuvens, mas não deu certo.

Esta foto foi tirada hoje em Katajanokka/Helsinque:


E esta ao chegar em Espoo =)

Referindo ao frio e ao mesmo tempo voltando um pouco ao tema anterior: encontrei no portal AquiBrazil.com "Diário de um brasileiro". Não vou comentar...

Agora vou esquentar os meus dedos frios (já não brancos) em sauna, até mais!