domingo, maio 30, 2010

Os mendigos em Helsinque

Faz uns dois anos que apareceram na cidade esses mendigos estrangeiros, antes disso praticamente só uns bêbados ou alguns jovens pediram dinheiro na estação central. Como não estávamos habituados a eles, causaram muita conversa (pública), contámos piadas sobre eles etc. Falaram como eles tiveram (ainda têm?) um apartamento/armazém para as roupas e os acessórios para usar quando mendigar... mesmo assim, pelo visto os finlandeses sentiram pena deles e continuaram a dar dinheiro. Nem o frio no inverno os fez sair da rua/do país, ficaram sempre em certos lugares centrais.

Semana passada o primeiro ministro da Finlândia aconselhou o povo para não dar mais dinheiro para eles, para que esse "problema de mendigos" saia da cidade/do país. Também discutiram, se mendigar devia ser proibido (na lei).

Bem, o resultado é que agora estão vendendo flores (roubadas ou colhidas nos vários parques da cidade). Enfim, será que um dia os mendigos vão sair das ruas da capital finlandesa?

sábado, maio 29, 2010

Copa do Mundo 2010





Estou esperando desesperadamente a Copa do Mundo começar!
Já que no Brasil não se fala de outra coisa; ou se fala de Copa do Mundo de 2010 ou de 2014 ;)



Casamento

Então não escutei o que disse Durvalino meu Rei, e me casei em 14 de maio, às 9h40 no cartório de Nogueira, em Contagem! O casamento civil foi rapidinho, na verdade nunca tinha visto como é, mas foi simples (assim como gosto).

Essa manhã nem me senti muito nervosa, mas acho que o noivo era muito mais... mas enfim, tudo correu muito bem e agora sim sou Senhora Alves com muito orgulho!




quinta-feira, maio 27, 2010

Leitura

Como eu adoro ler. Por outro lado há épocas que não tenho paciência. Mesma coisa com o blog/escrita. Mas já falei disso.
Nestas férias tinha muita preguiça de ler, mas uma tarde comecei o livro "Amigos Ouvintes" de Arnaldo Jabor. Um livro fácil de ler, textos curtos sobre a sociedade brasileira, política etc. Textos que já me pareciam conhecidos (mesmo sem ter lido esse livro antes), ou pelo menos os temas deles; ou pelos livros que já li ou pela realidade que vivia no Brasil. Terminei esse livro quando cheguei em Guarulhos na segunda-feira.



Na viagem de volta pra Europa li "Comédias Brasileiras de Verão" do Veríssimo. Adorei! No aeroporto de Confins comprei mais alguns livros, que ficam para depois... E sim, tenho em casa vários livros me esperando, e sempre compro novos... Um livro que já tentei começar a ler é "A Menina Que Roubava Livros", mas sem conseguir... será que me falta paciência ou a linguagem é difícil? Já conversei sobre isso com uma amiga minha e falou que aconteceu com ela também. Então vou tentar depois, tá?!

Malbec

Tenho em casa um "bag-in-box" de um vinho argentino tinto Malbec. Não sei por que, mas ultimamente tenho comprado muito os vinhos da uva Malbec. E parece que não sou a única pessoa quem gosta, está na moda mesmo...? (obs. a minha amizade com Malbec começou menos de um ano atrás quando recebi uma garrafa de algum vinho tinto Malbec e nem tinha ouvido falar antes... ;))


Uns dias antes de viajar a BH visitei meu pai. Ele nem era para tomar vinho tinto, antes só tomava branco. E agora me ofereceu vinho Kaiken Malbec. Gostei.

E depois, viajei... British Airways tinha vinhos argentinos Malbec. TAM também. Só Finnair que tinha qualquer outra coisa (e ainda cobrou por isso - fiquei decepcionada, só uma companhia finlandesa mesmo...).

Bem, agora, como o verão está chegando, já estou querendo trocar esse Malbec por um vinho rosé ou vinho verde, ou talvez por champagne/cava... Ahh, qualquer coisa menos esse "suco de uva" que tem no Brasil :) E nunca mais coloquem meu vinho tinto na geladeira, ainda menos me perguntem se quero gelo no copo, rs.



Voltando pra minha "realidade"

Depois lhes contarei as coisas que vocês mais esperam, mas agora entrei neste blogue só para falar de... trabalho!
Sim, estou de volta no fim do mundo e no meu trabalho, assim como foi o plano. Ainda não fiquei no Brasil. Mas parece que tinha saído daqui (no dia 12 de maio) sem pensar muito na volta. Pois normalmente me deixo uma lista de "coisas para fazer quando voltar". Agora, nada. Além disso, parece que aqui não aconteceu quase nada durante as minhas férias, as mensagens que me esperavam na caixa de e-mail não foram tantas etc. Será que ainda precisam de mim? Será que eu ainda levo isto aquilo a sério, como nem me deixei essa listinha de sempre?

Estou me sentindo tão fora da minha realidade. Ou seja, já não sei qual é a minha realidade, onde é que devia estar e viver? Lua de mel na Bahia? Burocracia em BH? Vida anterior/atual no fdm? Ao lado ou longe do meu amor/marido que amo demais? Ahh, tanta saudade da presença dele...

Beijos e já volto a escrever!

domingo, maio 09, 2010

Nada como os amigos

Ontem fui à casa da minha amiga (e família dela), foi a primeira vez que preparámos (leia: o namorado dela preparou) sushi. Posso dizer que ficou bem melhor do que a maioria das vezes que comi... mas mesmo assim, não sou grande fã, gosto, mas chega comer de vez em quando e um pouquinho só. Enfim, foi uma tarde/noite bem agradável. Me faz muito bem estar com os amigos para esquecer um pouco da saudade do meu noivo...

Beijos e boa semana!

Tá chegando o dia...

Oi pessoal, bom domingo!

Aqui tem sido essa correria pré-férias, na sexta-feira já tentei concluir todo o trabalho mais importante, pois ainda terei que passar dois dias de trabalho numa reunião fora de Helsinque. E na quarta de tarde já viajo, se aquele vulcão me permitir!

Bem, se tivesse tempo e energia para descrever todos os sentimentos que passaram pela minha cabeça nos últimos tempos, escreveria um livro aqui. Mas não vou fazer isso, só lhes digo que me sinto insegura, me sinto péssima em certas coisas, de certa maneira deprimida, muito fraca... mas isso nada tem a ver com o meu noivo, com o meu casamento... pois tudo tem um pouco a ver com tudo, mas a culpa é dos outros (outras pessoas, outras coisas, eu mesma)... Tenho medo de falhar, de que o amor que sinto agora por alguém não seja suficiente por causa de tantas outras coisas. Mas vou fazer tudo para conseguir, vou desistir das coisas que já não me dão prazer e investir em outras nas quais acredito e quero ter na minha vida para sempre. Será que mereço tanta felicidade? ♥

domingo, maio 02, 2010

Festinha

Então me desculpem mais uma vez pelo mega sumiço. Na verdade não tenho muitas novidades, estou ansiosa pelas minhas próximas férias, estou trabalhando como sempre - talvez não tanto assim, mas de qualquer jeito sinto que os meus dias estão bem cheios e nem tenho ido nada à academia. Talvez porque me falta paciência, é a ansiedade... e cada dia tenho tido algum pretexto...

Este final de semana tivemos um dos poucos feriados do ano, e com certeza um dos mais comemorados: o primeiro de maio, Vappu. Tipicamente caiu no sábado e assim não recebemos nenhum dia livre. Mas como o dia 30 de abril já é muito comemorado, vi que muita gente saiu do trabalho bem cedo na sexta-feira e as pessoas estavam alegres e bem-humoradas já no trabalho. Ainda bem que aqui ainda/às vezes existe essa alegria! Quanto ao vappu, vale a pena ler os posts de Irene e Léo.

Este ano não comemorei vappu assim como se costuma, não saí nada na sexta-feira (dormi cedinho no sofá) e como ontem (sábado) o dia foi bem feio/cinza/nubloso, também não fui fazer pique-nique no Kaivopuisto ou algo parecido. Fiquei em casa mesmo.

Mas ontem de noite (ou seja: final da tarde, pois aqui os dias já estão bem longos!) recebi umas boas amigas (+ o namorado duma amiga) em casa para comemorar atrasado o meu noivado e outras coisas que estão para vir... Infelizmente todas as convidadas não puderam vir, mas por outro lado a minha casa é pequena e assim nem queria ter tido muito mais gente aqui. Se fosse para mais pessoas, deveria ser em algum outro lugar. Talvez faça outra festa depois... mas o tema dessa festa já será outro!
Bem, preparei uns petiscos e saladinhas e tinha enchido a geladeira de cava e cidra. Foi engraçado que hoje de manhã notei que apesar de termos bebido bastante, a quantidade da bebida não tinha diminuido quase nada! Claro que cada um trouxe mais uma garrafa de vinho espumante e como bebemos mais cava do que outra coisa, a cidra é que ficou. Então que venha a próxima!

Tirei pouqúissimas fotos, esqueci totalmente. Espero que as minhas amigas tenham mais fotos e que sejam boas :)

(Ahh, esse vestido me faz parecer um(a) elefante, ou até grávida, mas não estou! E quem fez o bolo foi a Annina, valeu!)