domingo, julho 25, 2010

A arte de fazer as malas...

Bem, como a minha próxima viagem vai durar semanas e vou passar por climas diferentes, a escolha de roupas ficou ainda mais difícil do que normalmente. Nesta vez fiz os preparativos com calma, pois (também fora do normal) fiquei um final de semana antes das férias em casa (e não viajei logo quando puder). Contei as camisas, pensei racionalmente quantos shorts e saias poderia precisar/usar... e desisti de vários vestidos. Sim, a mala ficou cheia, mas acho que tem um pouco de tudo (talvez não suficiente roupa para o frio de BH, mas esse problema fica pra lá, rs).

E como sabem, a última coisa para escolher, foi... os sapatos! E como está difícil. Tipo tenho um par de sapatos (sandálias) que comprei já verão passado, nunca os usei e sei que nas ruas de Lx ou Contagem também não dá. Mas talvez se vamos de carro de ponto A a ponto B e não tenho que andar muito com eles? Compensa levá-los? No mais, a minha escolha de sapatos até que é racional; a maioria são tipo havaianas, grendhas, pumas... mais algumas rasteiras e sandálias para usar com vestido/saia. Parece racional, não??!

E agora me contam, como seria possível levar apenas 3 ou 4 pares de sapatos? Ou vocês não contam as havaianas e tal? :)


sábado, julho 24, 2010

Em férias

Então começaram as férias agora e pelo visto vai acontecer que não ficarei em casa tempo nenhum, se tirarmos este final de semana.

As decisões para tomar foram difíceis e rápidas (eu gostaria de planejar mais...), o pior foi que nem consegui conversar sobre isso muito bem com o marido e depois só causei mal entendimentos, que por sinal agora estão resolvidos. Bem, quanto à procura de passagens: cada hora os preços das passagens para BH mudaram e no final ficaram caras mesmo. Por isso desisti de comprar a passagem desde Helsinque pra lá, já que as conexões oferecidas foram ruins, passei mal só imaginando viajar assim... Será que cansei de viajar mesmo?! Enfim, comprei passagem com milhas de Finnair a Lisboa e depois pesquisei voos para BH desde aí. Também já aconteceu que uma vez encontrei algo razoável e umas horas depois sumiu esse preço/conexão. Um desespero total. Enfim consegui alguma coisa, mas com conexões em SP e no Rio, e também não posso ficar tanto tempo lá quanto queria(mos), mas é no que dá agora. Eu tento pensar que é bem melhor do que nada, né? Sei que o custo destas férias vai ser enorme, mas com isso até que posso viver (por enquanto).

Enfim, agora só posso desejar umas boas férias para mim/para nós, boa sorte e que tudo corra bem e fique feliz...

Beijinhos, ótimo final de semana e um verão ensolarado para quem estiver aqui na Europa!


domingo, julho 18, 2010

Casa de campo / Casa de verão /Mökki

Quem conhece Finlândia, sabe que todos aqui têm uma casa de campo - à beira dum lago/do mar ou mesmo num lugar sem "praia". Aí se passa o juhannus (sostício de verão, sol de meia-noite...), finais de semana de verão e até as quatro semanas de férias no verão. No meio do nada. Só com a família (no sentido limitado; praticamente os pais e filhos, não normalmente todos os avós, primos, tios, amigos - se tirarmos a gente jovem e a festa de juhannus).

Casa de campo, mökki, pode ser muito simples, sem água e luz, sem banheiro "normal". Mas também deve haver as mais luxosas... Ahh, e sauna não pode faltar!

É, todo mundo tem um mökki, menos eu. Nunca nem fez muita falta, pois a minha família nunca teve, nem os meus avós, ninguém que me tivesse convidado para passar as férias lá. Então foram pouquíssimas as vezes que tive o "prazer" de ir no mökki, e sempre foi muito rápido, no máximo um final de semana. Faz mais de 10 anos que não vou a nenhuma...

Sim, há dias que sinto "inveja" dos amigos que nestes dias de verão falam que vão no mökki e está tão bom estar lá no sossego, ler um livro, tomar um solzinho... coisas simples, relaxando no silêncio absoluto (bem, na Finlândia silêncio tem em todo lugar).
Por outro lado, sou muito do conforto, para mim bem chegaria uns dois dias e já queria voltar pra casa. Acho. Pois experiência dessa coisa mais típica finlandesa me falta!

Enquanto me falta um mökki, fico sonhando com as férias na praia, seja em Portugal, seja no litoral nordestino. Praia do mar é o que há. Acho que praia de verdade é a minha praia :)

(Querem uma foto do mökki? Eu não tenho nenhuma ;))




Parte boa de ter uma vida pública

Pode ser que já tenha falado antes, mas acho super hiper legal quando fico sabendo que há pessoas que acompanharam meu blog já faz tempos e um dia vencem a coragem e entram em contato comigo. Nos últimos tempos especialmente quando são finlandesas morando no Brasil e querem ajudar/trocar experiências. Agradecimentos especiais agora merecem Hanna e Päivi!

Claro que adoro o contato de (quase) todas as pessoas, e espero que continuem a comentar, trocar ideias e entrar em contato comigo em facebook etc para fazer amizade.

Como às vezes acontecem essas coisas bem positivas, ainda acho uma grande vantagem ter um blog, mesmo que muitas vezes já tivesse tido dúvidas se a minha vida realmente é um livro aberto demais. Mas enquanto reconheço certos limites, ainda digo que vale muito a pena!

Obrigada para todos vocês por este blog ainda existir, e me desculpem os meus sumiços contínuos...

Beijinhos, boa semana (de verão aqui no fdm)!

sábado, julho 17, 2010

Férias chegando...

... e eu ainda sem planos, imaginam! Este verão decidi tirar 4 semanas de férias e agora, uma semana antes de começarem, estou toda perdida!

Bem, quem sabe detalhadamente o que está acontecendo na minha vida, também sabe que o meu marido ia viajar para cá, mas por um motivo e/ou outro demorou (ainda demora) demais para ele ter o passaporte. Não, não vou contar essa história para vocês agora, só conto pessoalmente quando me resta paciência de falar (e sofrer falando) sobre isso. Tá bem? ;)

Ontem, quando entendi que é muito improvável ele viajar, pesquisei os voos pra lá (BH). Assim quase na última hora fica caro... também cansei um pouco de viajar pro Brasil (viajei três vezes em seis meses), mesmo que isso não fosse um pretexto de não viajar. Também queria muito ficar na Europa e curtir o verão (lindo) aqui. Pois é, ficou difícil. Quero muito, mas muito mesmo sentir o beijo, o abraço e a presença do meu amor. Mas o outro lado de mim (podem dizer que o lado egoista) queria ficar um tempinho em casa (sabem que não fiquei em casa nenhum dia de férias depois do ano 2004?) e uma boa parte das férias em Lisboa. A praia também faz falta, e muita. Quer dizer, praia de verdade, do mar atlântico. Ahh, saudades da Costa da Caparica!

Bem, é uma coisa para resolver logo no início da semana que vem. Vou ter que pensar: como é que fico mais feliz/como é que sofro menos?

Beijos e "a gente já se fala"! (quer dizer, não quero fazer um monólogo aqui, viu?!)


quinta-feira, julho 15, 2010

"Sofrimento"

Então ainda bem que o verão mostrou o seu lado bonito e me deixou mais animada, mais ativa, com mais energia para sair da casa para encontrar com as amigas, para pensar nas coisas boas/positivas.

Mesmo assim, a verdade é que continuo com uma louca saudade, mesmo que tente esquecé-la de vez em quando. Há dias que penso que fiz a minha vida difícil demais (bem, quem disse que a vida seria fácil...), enfim antes não tinha como reclamar (da solidão etc). Agora é o sofrimento que domina, a dor no estômago, as noites mal dormidas, preocupação, saudade, ansiedade e não sei o que mais. Às vezes penso se o poder do amor continua sendo mais forte do que esse sofrimento. E se há tanto amor, enfim? Sei que (pelo menos da minha parte) há, mas se é tanto assim? Mas ainda acredito nisso, apesar dos dias difíceis penso que há algo muito especial nisto, algo que prometi e quero para sempre.
Quanto à pergunta "se há amor"... Se já teve dias que duvidei, teve! Só que sempre volto à mesma conclusão de sempre: a gente tem jeito diferente de amar, de se expressar, de sentir a saudade. Pelo menos suponho que seja assim. Quero que seja assim. Não é (necessariamente) falta do amor, porém falta de entendimento.

(um detalhe: acabo de conversar com meu marido e só posso falar que amo muito esse homem e não vejo a hora de estar novamente com ele!)


Verão!

Verão, um verdadeiro verão. Aqui na Finlândia, acreditam!
Eu adoro, adoro sentir esse calor de 30 graus. Adoro as noites quentes, não durmo pior do que já durmo sem calor. O que mais gosto é não ter que sentir o frio, não ter que vestir roupas e mais roupas para não tremer. Simplesmente amo muito tudo isso. Ainda nem estou em férias e isso sim pode parecer um pesadelo para mim (e de certa maneira é, eu que queria ir pra praia logo de manhã), mas tenho aproveitado as tardes longas com o maior prazer; nos terraços, nos parques, nas praias, em Suomenlinna. Não reclamo de nada, nem (muito) de trabalho.

Só queria reclamar das pessoas que reclamam do calor. E podem crer que são a maioria. Tenho amigas que estão em férias e andam mal-humoradas por causa de tanto calor. Para mim é/seria um sonho ter férias com este tempo...

Bem, gosto é gosto, e se discute sempre :)

Bom verão para todos, aproveitem!