sexta-feira, dezembro 31, 2010

2010 → 2011

Então já se foi o ano 2010. Para mim foi um ano de muitas mudanças, como vocês meus leitores bem sabem. Teve muita paixão e amor, como também momentos menos fáceis, várias dúvidas e noites mal-dormidas... muita ansiedade durante o ano inteiro... Assim é que vou me lembrar deste ano. Sim, também viajei, me casei, vivi ao lado do meu marido e amei, amei muito, dediquei (até demais) à pessoa que amo (e provavelmente assim continuarei...). Coisas com quais ano passado nem tive coragem de sonhar.

Agora, depois de ter passado o 2010, tenho certeza que o ano 2011 vai ser diferente, sem dúvidas vai trazer mais mudanças sem ainda sabermos quais/como são, e é melhor nem tentar adivinhar - é só deixar a vida nos levar seja aonde for. Só espero que sejam coisas positivas, que (no longo prazo) me ajudem a ficar mais feliz, calma e realizada .

Quanto às promessas de ano novo... bem, costumo fazer essas "promessas" durante o ano todo, assim quando sinto que preciso mudar alguma coisa em mim. Normalmente são relacionadas à qualidade de vida melhor, ao bem-estar geral/mental. Tipo como uma vez tive o projeto 35 (qual nunca acertou assim como quis, rs, mas talvez de uma maneira diferente), como sempre prometo trabalhar menos etc.

Sinceramente, agora também queria poder prometer:
- vou trabalhar menos
- vou mais à academia
- vou dormir melhor
- vou ler mais livros (/aprender a relaxar...)
- vou comer melhor
- vou reclamar menos e pensar mais positivo...

Mas sendo realista, conhecendo as minhas realidades (do meu dia-a-dia), sei que a "vida cansa", e nem sempre posso fazer as escolhas que queria. Bem, poderia tipo mudar de trabalho/empresa (para ter mais tempo livre e menos estresse), mas mesmo assim acho que as coisas não necessariamente mudariam tanto, enfim continuo a mesma com "as minhas manias" e por outro lado sinto que o tipo de cansaço (falta de energia) que sinto, não sai assim de repente (e não posso acusar apenas ao trabalho por isso). Então paciência comigo mesma :) como também espero que as pessoas mais próximas na minha vida tenham essa santa paciência comigo e com outras coisas que "dão trabalho" para darem certo ;)

Espero que vocês façam o seu ano 2011 maravilhoso, com decisões certas para ter a vida melhor e o mais feliz possível.

Que chegue o ano novo!

quinta-feira, dezembro 30, 2010

Como conversar?

"Eu queria simplesmente poder falar qualquer coisa normal (de dia-a-dia) sem ter medo de que você fique com raiva. Nem sentido de humor ajuda... Tem algo muito errado nisto, algo que mata o meu (pouco que resta!) jeito de ser feliz."

sábado, dezembro 25, 2010

"O Diário da Minha Angústia"

Estou querendo começar a escrever um diário, desses antigos de segredos, que ninguém mais pode ler. Pois tem dias (e coisas...) que precisaria falar/escrever, mas não tenho ninguém com quem possa falar de certas coisas por enquanto. Por outro lado, escrever esse diário não mudaria nada, enfim ninguém comentaria os meus textos, não teria ajuda nenhuma dos outros... Estão vendo como estou dependente de vocês? :)
Só posso lhes dizer que apesar de escrever muitas (demasiadas) coisas pessoais neste blog, nem toda a minha angústia chega a ser publicada aqui. Enfim, também quero falar das coisas boas, pois acho feio reclamar tanto. (É um tema sobre qual vou escrever mais um dia destes, porém de um ponto de vista algo diferente!)


(O nosso natal está correndo bem, estou adorando... então não pensem que escrevi isto porque estou/estamos com alguns problemas sérios ;)
)


quinta-feira, dezembro 23, 2010

Feliz Natal a todos!


(Ia fazer este post só amanhã, mas como não resisti em colocar já hoje...)

Com estas fotos lhes desejo um Feliz Natal, seja onde for - no calor ou no frio!
Como dá pra ver, aqui a paisagem é muito natalina mesmo, e a temperatura provavelmente vai chegar aos -25 graus esta noite.

Estou esperando a chegada de Papai Noel calminha em casa, nesta semana recebi um presente indesejável -inflamação no ouvido- o que me faz querer ficar no calor da casa tanto quanto possível. Ainda bem que também tenho aqui o melhor presente que posso desejar - meu querido marido



domingo, dezembro 19, 2010

Como a praia faz falta!


Se de certa maneira estou feliz por ficar em casa no natal (fazer os preparativos e tal), por outro lado estou morrendo de saudades da praia, de vestir um biquini só, ouvir aquele barulho gostoso do mar, tomar umas caipirinhas de maracujá... Nada menos hoje, porque em 2008 e em 2009 foi exatamente neste dia 19 de dezembro que parti pras férias, pra Bahia...




sábado, dezembro 18, 2010

Cores

Quem me conhece desde sempre ou quem até visitou a minha casa, sabe que quase tudo aqui é azul... mas agora me deu vontade de desistir um pouco dessa mania ;) Não, não vou deixar de gostar de azul, ou desistir dessa cor totalmente na minha/nossa casa, mas pelo menos dei novas cores à nossa cama!

Realmente não sou muito de decorar a casa (nem a melhor pessoa na limpeza), mas quando viver a dois, me interessa um pouco mais e adoro comprar coisas novas aos poucos, para a casa ter mais a nossa cara e não apenas a minha.

Bem, hoje arrumei a casa e por mim já serve como a limpeza de natal. Durante a semana é difícil achar tempo e energia para essas coisas. Ainda menos nas noites escuras de inFerno.

Ótimo fim de semana para vocês, obrigada pela força nos últimos tempos, e boa espera de natal :)

(Sim, estou bem, amando muito e até apaixonada... mas tenho os meus dias e dias, as minhas incertezas nesta procura de maior felicidade e da paz na alma. Enfim, nada mais do que coisas dentro da minha cabeça, não se preocupem demais comigo, ok? :))

quarta-feira, dezembro 15, 2010

...

Como é que uma pessoa pode se sentir tão perdida na sua própria casa? Sem saber o que fazer, como resolver as coisas, como relaxar... estou fora de mim, sem paz, sem força para viver a minha vida. Além disso, estou precisando de companhia, pelo menos alguém para conversar.
É, parece pouca coisa, mas me incomoda bastante.

terça-feira, dezembro 14, 2010

Natal chegando...

Pois é, tenho conversado imenso com o Papai Noel nestes dias. Estou no modo "quero comprar tudo" pro marido e pra casa (em geral). Mas agora acho que chega, o cartão de crédito já agradece! Mas posso lhes falar que adoro esta época, adoro comprar presentes, adoro o clima de natal... no próximo fim de semana acho que vou me dedicar ao planejamento culinário. Tenho tantas ideias, mas tenho que lembrar que o natal dura pouco tempo e (se não acontecer milagres) somos apenas duas pessoas para comer tudo isso. Hoje soube que vou ganhar um joulukinkku (grande perna de porco) para o marido comer ;)






domingo, dezembro 12, 2010

O nosso jantar de natal


Ontem nevou muito, como se não tivéssemos tido suficiente neve por aqui... Mesmo assim, saí de vestido (e com botas) para o nosso jantar de natal @Katajanokan Kasino.

Seguem algumas fotos:

Nós num barzinho antes do jantar, só para gastar o tempo e tomar uma para esquentar...


Nós no restaurante:


O meu (segundo) prato: mais de peixe e outras comidas tradicionais de natal finlandês (em geral: mais entradas do que pratos quentes - mesmo sendo o segundo prato):


O prato dele, bem diferente do meu, só carne...


Euzinha

E ele:


O que será de mim...

Se não posso ser espontaneamente eu, se não posso dar esse carinho todo (do tamanho do mundo) que tenho para te dar - o que será de mim? Daqui a pouco já não há nenhum carinho pra dar da minha parte? E aí, vai gostar?

sábado, dezembro 11, 2010

Jantares de natal

Esta foto é do restaurante Sipuli, ao lado da igreja ortodoxa em Helsinque.
Aí foi que tive o meu primeiro jantar de natal deste ano, nesta quinta-feira com umas boas colegas de trabalho. A comida estava ótima, pelo menos para quem ama peixe, e o ambiente era tão lindo, decorado com um bom gosto... Sim, um jantar/almoço de natal pode ter um custo um pouco elevado, mas uma vez por ano... vale muito a pena ir!

Hoje o nosso plano (com o maridão) é ir jantar em Katajanokan Kasino, onde fui ano passado também. Espero que seja bom, também para alguém que só come carne. Pelo menos o lugar é lindo, na minha opinião. Agora é só torcer que ele também goste :)


Sabores de natal

Esta época de ano é cheia dos sabores, com muita emoção, esperança de natal, encontros e jantares com amigos e colegas...

Pastéis de natal (com recheio de doce de ameixa)


Bebida quente (glögi ou glühwein) para esquentar:


Ou um simples chocolate quente (este foi feito de chocolate branco, tomei @Kaakaopuu, em Kamppi/Helsinque - foi maravilhoso!)

Pulla (pão doce) que fiz em casa, com recheio de coco:


E uma noite de petiscos de natal, acompanhado com glögi e vinho/cerveja, com uma amiga muito querida.

(Olha que nem sempre faço tanto pão (doce), bolos e tal em casa... este natal me deu mais vontade de tentar preparar algumas coisas... Mesmo assim, ainda não tenho a mínima ideia de como vai ser a nossa comida de natal em casa daqui a uns 15 dias - algumas dicas? ;))

terça-feira, dezembro 07, 2010

Meus dedos...

E quando eu reclamo de frio, o motivo é esse de sempre: os dedos brancos.
Não sou obrigada a sofrer...

Patinagem no gelo

Assim como anos anteriores, no centro de Helsinque tem uma pista de patinagem, onde qualquer um pode ter essa experiência de patinar no gelo - pelo visto é pago, e também se alugam patins para quem não tem.

Admito que faz anos que não fui patinar, já nem tenho patins... quem sabe um dia...

Estacionamento

Essa é a realidade de quem quer estacionar no centro (ou na "rua" em geral). E a realidade das pessoas que têm que limpar a neve em frente das suas casas também...

Sim, neve é "bonita", mas dá trabalho e como o inverno é interminável, cansa qualquer um, acho...

Neve, neve, neve...

Quem gosta de neve, agora aqui tem!

Falaram que em Helsinque neste feriado (ontem) teve mais neve do que alguma vez antes nessa mesma data. E também já falaram que este inverno vai ser ainda mais rigoroso do que o anterior - já dá para acreditar, pois começou cedo e bem forte!
Realmente ontem nevou muito, só entendi hoje de manhã ao sair pro trabalho - claro que não tinham limpado a neve das ruas ainda, uma chatice andar nas ruas assim, mas fazer o que?

Bem, hoje de tarde (antes de atardecer) tive um tempinho no centro (ou perto...) de Helsinque para tirar umas fotos... Só para vocês saborearem este inverno!












sábado, dezembro 04, 2010

A Tempestade

Ontem fomos ao teatro de Espoo para assistir A Tempestade da Companhia do Chapitô (de Portugal).
Dois anos atrás fui ver uma outra peça do mesmo grupo, "O Grande Criador".

Achei A Tempestade muito bem feita, mas se me lembrar bem, O Grande Criador foi mais divertido. De qualquer jeito, a companhia apresenta (para mim) algo diferente, algo que sempre vale a pena ver quando por aqui andam. E ainda me falta uma visita melhor na "casa" deles em Lisboa...

Beijos e ótimo fim de semana (aqui está nevando de novo!)

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Uma noite mal dormida

Não gosto de ir dormir quando há coisas mal resolvidas com você.
Quero ir dormir sentindo o seu abraço carinhoso, seu amor.
Não gosto nada de acordar com pesadelos durante a noite, devido às coisas não resolvidas e/ou aos mal-entendimentos. Odeio dormir mal e mesmo assim acordar antes da hora, é péssimo começar um novo dia (e sair pro trabalho) na incerteza de como as coisas estão. Só queria voltar ao seu lado, queria que você escutasse/soubesse o que estou sentindo, o quanto você (já) faz falta. E sobre tudo: queria que você me entendesse.

Feriado chegando

Para os leitores brasileiros deve parecer absurdo que aqui quase não há feriados. Último que tivemos foi em junho. Mas agora tá chegando, dia 6 de dezembro, dia da independência, que agora até cai na segunda-feira :)
Acho que ano passado passei esse dia trabalhando em casa, muito estressada. Agora tenho medo de ter que fazer o mesmo, estou com mil coisas para fazer para "ontem", como também muito trabalho esperando semana que vem + dias cheios de reuniões. Uma combinação chata.

O pior é que nem tenho planos de férias e como estou precisando fugir um pouco de tudo...

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Sobre os mendigos...

falei antes dos mendigos estrangeiros que apareceram nas ruas de Helsinque faz uns poucos anos. (Veja também no blog Brasil - Finlândia.) Depois tem discutido muito sobre o assunto, o governo ia impedir mendigar nas ruas pela lei (o que enfim não foi o caso) etc.
Agora (nesta semana mesmo?) aconteceu que o governo finlandês até pagou aos mendigos para voltarem à sua terrinha. Só pode acontecer na Finlândia?!
E o mais engraçado, os jornais agora falam sobre os poucos (8 pessoas) que aqui ainda ficaram, onde foram morar etc.
E no seu país/na sua cidade, sabe quantos mendigos há e onde eles todos moram? :)