domingo, abril 18, 2010

Sobre alianças

É interessante como o uso de alianças é diferente dependendo do país.

Como os brasileiros sabem, no Brasil é o seguinte:
- aliança de compromisso: se usa na mão direita
- aliança de noivado (a mesma vai servir como aliança de casamento): se usa na mão direita também
- aliança de casamento se usa na mão esquerda --> aliança de noivado é que só muda de mão. Aliança de noivado/casamento é de ouro.

E aqui na Finlândia: se você tiver qualquer aliança na mão direita, ninguém nota, pode ser qualquer coisa sem importância nenhuma... posso estar noiva (no Brasil) e ninguém pergunta nada aqui. Pois aqui já a aliança de noivado fica na mão esquerda, costuma ser uma aliança mais simples (assim entendi? pois não tenho experiência nenhuma) e quando se casar, se compra uma aliança "mais vistosa", mas não necessariamente de ouro.

Viva as diferenças!

13 comentários:

Roger Lovato disse...

Ultimamente no Brasil as alianças não podem ser tão vistosas... tem que ser o simples (assim entende? :-)), porque qualquer coisa que chame a atenção vc perderia em um assalto. A moda do Brasil, não sei se vcs vão fazer o mesmo, é fazer uma aliança de ouro bem grossa e está sendo um prato cheio dos bandidos. Triste realidade. :(

Teea disse...

Entendo... e essa não foi o meu "point", mas como é que aqui no fdm nada de sério tem na mão direita ;) E eu gosto das coisas simples, e de jeito nenhum andaria nem com a minha aliança simples nas cidades como Rio. De BH não sei... o meu noivo é que deve saber melhor como é!

Beijos

Sandra Kautto disse...

Interessante mesmo essas diferenças culturais. Qdo eu e Mauri ficamos noivos eu usava na mão direita (como no Brasil) e ele na esquerda (como aqui na Finlândia). Era bem engraçado qdo andavamos juntos pelo Brasil pq o povo não entendia nada... Deviam pensar que eu era noiva e tava saindo com um homem casado...kkkkk
Depois que casamos passei a usar na mão esquerda e recebi a 2º aliança, dai novamente voltou a ser "engraçado" no Brasil, pq somente as mulheres viúvas usam 2 alianças na mão esquerda, a dela mesma e a do falecido esposo...kkkk.
Mas agora já me acostumei com as muitas diferenças culturais!!!!

Teea disse...

Eu nem pensei em colocar na mão esquerda aqui... faço como no Brasil :)

Tati Cardoso disse...

Oi linda, estou acompanhando o passo a passo da sua vinda definitiva ao BR, quando pretendem se casar?
Se quiser posso e ficaria muito feliz em fazer as fotos da união de vocês, meu presente de casamento :)

Um grande beijo!

Teea disse...

Tati, obrigada.
De qualquer jeito o casamento vai ser no cartório e a festinha, se tiver, vai ser bem informal (pelo menos assim falámos). Como só ontem confirmaram que está tudo bem com os meus documentos, ainda não tivemos tempo para fazer mais planos. E ainda esse problema de vulcão agora, eu que nem sei se posso participar meu próprio casamento! :/ Quer dizer, pode ter mudanças nos planos, ninguém sabe. Bom, espero que tudo dê certo, amor é que não nos falta!

Beijos

brazilianwoman disse...

OLá, Teena!
Prazer em conhecê-la. Meu nome é Márcia do Rio de Janeiro. Estou correspondendo-me com um finlandês de Hattula e quero aprender mais sobre a cultura finlandesa. Por favor, mande-me dicas. Obrigada e até a próxima, Márcia

brazilianwoman disse...

Olá novamente, Teea!
Eu sou a Márcia do Rio de Janeiro. Estou correspondendo-me com um finlandês de Hattula, Mika é o seu nome. Ele tem 2 filhos e é solteiro. Está falando em casamento. Você acha que dará certo? Não conheço a cultura suomi e quero aprender mais. Aguardo suas sugestões. Beijinhos.

Teea disse...

Olá Márcia,
Obrigada pela visita no meu blog!
Então me diga o que vc quer saber sobre a nossa cultura?
Se vai ou não vai dar certo com vocês depende de várias coisas, mas claro que pode dar certo!

Tem uns bons blogs para ler:
http://brasilfinlandia.blogspot.com/
http://leonafinlandia.blogspot.com/

e pode encontrar mais no meu blogroll.

beijos,
Teea

Anônimo disse...

Oi!
Te encontrei...aiaiai...será que pelo blog do Leo? Acho que foi.
Enfim, aqui na Suécia a alianca mais bonita, com diamante e tudo o que tem direito, é a de noivado. Depois 'encaixa' a do casamento, mais simples, normalmente lisa. Será que me perdí ou é assim diferente mesmo de um país vizinho pro outro?
Enfim, parabéns aos noivos! :D

Teea disse...

Sinceramente, não sei de certeza como é aqui, até eu fiquei confusa agora. Pesquisei melhor a tradição brasileira do que a finlandesa, rs.

Beijinhos,
Teea

Unknown disse...

Olá, Teea!
Como vai você? Eu estou bem.
O que eu gostaria de saber é por que os finlandeses são tão frios? Este finlandês com quem eu me correspondo fica tempos sem me procurar, telefonar ou mandar um e-mail. Fico preocupada porque ele está um pouco doente. Problema de estômago. Ele é muito fechado. Os finlandeses são assim mesmo? Aguardo seus comentários. Beijos,
Márcia

Teea disse...

Bem, já conheci homens brasileiros iguais... mas não pensei que fosse porque são frios. Então tudo é relativo. Mas essa questão de sermos frios é uma conversa longa, não tem uma única explicação, ou pelo menos eu não sou capaz de defini-lo. Você deve encontrar tópicos/conversas sobre o tema tipo no orkut (caso tenha... procure comunidades relacionadas à Finlândia). Ou tente procurar razões nos blogues mencionados aqui, os brasileiros que moram na Finlândia conseguem ver melhor essas coisas!

beijos