quarta-feira, abril 14, 2010

Viver no "primeiro mundo"

Não gosto de reclamar aqui, ou seja, não quero que todo mundo pense que sou a maior reclamona.
Mas tenho que reclamar um pouco dos trens aqui no fim do mundo. Não me lembro se já falei, mas este inverno (leia: inferno!) o transporte público não funcionou nada. Ás vezes reduziram os trens assim que só cada dois trens partiram. A culpa (o pretexto) foi que tinha caído tanta neve que não conseguiram limpá-la e blá blá blá. E agora. A neve já se foi, estamos na estação maravilhosa de primavera (sim, adoro quando a luz aumenta cada dia e a temperatura sobe, mesmo que bem devagar). Mesmo assim, várias vezes por semana os trens atrasam por causa dos "problemas técnicos" ou sei lá por que. Hoje foi um dia desses. O trem parou em Leppävaara (no meio caminho pra minha casa) e pediram os passageiros pegarem ônibus pra casa. Ônibus? Nem todos que vão de trem têm uma boa conexão de ônibus pra casa! Peguei taxi. E por isso também vou fazer a primeira reclamação para VR (a companhia de monopólio que oferece o serviço de trens aqui no fdm).

Bem sei que as coisas também não funcionam nada de bem no Brasil. Mas sabe como é... aqui nesse sentido devia ser "primeiro mundo". E quando não é, qual a vantagem de viver aqui? Você paga caro por algo (por tudo) que enfim não serve para nada? (desculpem, estou exagerando e provocando e já sei que vcs comentam que sou uma sortuda por viver aqui etc etc...) Outra coisa seria se as coisas "nem deveriam funcionar", né? ;)

Bem, quase enchi o saco com esse negócio, mas de qualquer jeito estou muito feliz. Falta um mês para eu voltar ao Brasil. Estou com muitas saudades, mas ao mesmo tempo tentando ficar mais ocupada, encontrar amigos(as), curtir a primavera etc. Hoje fui à abertura da exposição "Arte, vida e amor" na galéria AVA em Helsinque. Foi muito legal, e por acaso conheci a Tânia lá, adorei!

Ainda lhes devo as postagens de BH... mas todo mundo já sabe o essencial...

Beijos!

6 comentários:

moreialilian@uol.com.br disse...

Olá Teea,

Como vai? Transporte público é ruim em todo lugar! Aqui em São Paulo também é assim, claro não temos a neve... Mas sempre tem um louco que coloca fogo num vagão, ou õnibus...

Gostaria que você falasse um pouco como foi a viagem ao BH, Sua volta ao Brasil é definitiva? Pode falar um pouquinho?

Teea, torço por você que tudo de certo pra ti e seu gatinho.

Beijos

Lílian Moreira

Tânia disse...

Oi Teea! Que azar!! Mas você está certíssima em reclamar para a empresa. O nosso problema no Brasil é que muitas vezes nos acomodamos e não reclamamos quando algo acontece, e é justamente por isso que fica na mesma ... você verá quando estiver morando lá ... que nós também pagamos caro por um transporte que não funciona como aqui rs. Bjão e até nosso próximo encontro :)

Teea disse...

Ainda não reclamei, nem tenho certeza que isso ajuda... mas vou tentar fazer isso amanhã, se o dia de trabalho for menos corrido :)

Lógico que o transporte público é sempre pior quanto maior é a cidade, e no Brasil ainda com os outros problemas da sociedade. Sei que não é nada de fácil.

Beijos

Roger Lovato disse...

Mesmo assim, daria tudo o que tenho para sair desse calor no meio do mundo baderneiro chamado Brasil para morar no gélido Fim do Mundo que vc está. :)

Teea disse...

:) Bem, admito que aqui algumas coisas funcionam (até os trens costumavam partir/chegar em tempo)... e comparando com a minha futura vida no Brasil, tem coisas bem boas. Mas estou decidida, vou atrás do amor!
Hoje foi um dia "ensolarado" de primavera, com muito vento frio e uns 6 graus.

Bjos

Super Pinga disse...

Isso é o que se chama de "reclamar de farto"! Mas ainda bem, assim o monopólio näo pode descansar à sombra da bananeira.

Ainda assim, é vergonhoso que num Inverno finalmente normal hajam tantos problemas. A VR esqueceu em 5 anos de como lidar com neve?

Quanto a mandarem por autocarro, olha, é por causa disso mesmo que eu me transferi para um sítio óptimo onde tenho comboio e autocarro. Pros fins do mundo nem atado de pés e mäos!