terça-feira, fevereiro 27, 2007

Minha relação com Barcelona


Então prometi falar hoje um pouco mais da minha viagem e vou começar com o tema "Eu e Barcelona".

Para muitos Barcelona é um sonho e práticamente todos que já visitaram a cidade, adoram e querem voltar, e muitos voltam mesmo. Para mim, Barcelona também era um sonho. Quando era adolescente ainda, quis fazer uma viagem tipo "interrail" (viagem de trem para ver vários lugares de Europa) e imaginei sempre que meu destino fosse Barcelona. Viajaria rapidamente pelo continente inteiro para chegar àquela cidade famosa, misteriosa, de moda, de vida noturna, de tudo... (pois ainda nem pensei a arquitetura de Gaudi, o que agora me fascina mais, rs) mas nunca fiz essa viagem. Só que depois de conhecer apenas algumas ilhas de Espanha e talvez Costa del Sol, pensei que o lugar onde queria até morar seria Barcelona. Mas as coisas não correram bem assim. Estudei um ano no estrangeiro, mas em Portugal e não em Espanha ou outro país "hispanohablante" como talvez tivesse planejado. Mas foi aquele ano letivo 96-97 (quando morei no Porto) quando conheci melhor Espanha também. Foi ano novo quando fui primeira vez a Madrid e voltei logo em fevereiro (bom, me apaixonei por um brasileiro que morava em Madri, então... mas essa paixão apagou tão rápido como começou). E daí viajei a Barcelona pela primeira vez. Estava ansiosa, sim, e gostei com certeza. Mas acho que ao mesmo tempo senti saudades de Madrid. Claro, lá estava aquele homem, mas também já tinha conhecido melhor a cidade e senti lá mais em casa. Difícil explicar, mas acho que é isso! Gosto de Barcelona, adoro alguns lugares lá, mas o ambiente ainda me é desconhecido... talvez volte mais tarde ou mais cedo, não tenho nada contra (ao contrário), só falta uma conexão forte entre "nós" =)

Também pensei naquele sábado de chuva lá no hotel que seria bem legal voltar no verão, como todos falaram que Barcelona é ótima no verão. No domingo fui passear na praia e entendi que essa não é a minha praia...

Bom, como alguns já sabem, não costumo viajar por viajar, para conhecer sempre lugares novos. Quero mais ter férias do que "viagens" (sabem a diferença, né?), sentir como se estivesse em casa de algum jeito, descansar e ficar á vontade. Por isso sou chata e vou a Lisboa ou a Salvador sem pensar muito as alternativas que este mundo oferece...

E mais uma coisa, para não me interpretem mal: não foi apenas em 1997 quando senti saudades em Barcelona. Agora esse sentimento bateu muito mais forte, liguei ao meu amor Danilo todos os dias ou duas vezes por dia.
Sempre viajava sozinha, mas agora realmente foi diferente... Danilo não sai do meu pensamento, não passo nem um momento sem pensar nele, incrível!?
Amanhã vou continuar, provavelmente com tema "Parte 2, Valência"
Beijos, até mais logo!


2 comentários:

Pata disse...

Oi Teea!
Realmente, Barcelona é muito mais bonita no verão!
Qdo estive lá tb fiquei encantada com as obras de Gaudí, são lindas mesmo!
Adorei as fotos!
Bjs

Anônimo disse...

bela foto Teea :-))
paulo