quinta-feira, dezembro 02, 2010

Sobre os mendigos...

falei antes dos mendigos estrangeiros que apareceram nas ruas de Helsinque faz uns poucos anos. (Veja também no blog Brasil - Finlândia.) Depois tem discutido muito sobre o assunto, o governo ia impedir mendigar nas ruas pela lei (o que enfim não foi o caso) etc.
Agora (nesta semana mesmo?) aconteceu que o governo finlandês até pagou aos mendigos para voltarem à sua terrinha. Só pode acontecer na Finlândia?!
E o mais engraçado, os jornais agora falam sobre os poucos (8 pessoas) que aqui ainda ficaram, onde foram morar etc.
E no seu país/na sua cidade, sabe quantos mendigos há e onde eles todos moram? :)

3 comentários:

Teea disse...

Bem que eu achei que pode acontecer só aqui, mas a Carol comentou/corrigiu no meu facebook:

"Teea, li seu post e não é só na Finlândia que tão pagando eles pra ir embora não. Uma amiga que mora na Alemanha disse q lá fizeram isso, a França tb pagou e ainda os mandou embora de avião, fora os outros q a gente não deve ter ouvido falar."

Cris Neres disse...

Oi Teea,
Vou falar da realidade "Acre", norte do Brasil, pois é aqui que vivo, o que não necessariamente reflete a realidade brasileira em outros lugares. Aqui é comum encontrar nas ruas peruanos, bolivianos e indigenas, que saem de suas cidades ou aldeias pelos mesmos motivos de outros retirantes mundo afora. A diferença é que eles não recebem NADA, a não ser algumas ajudas de ongs e igrejas, mas voltar para casa é uma perspectiva distante. Ou seja, o governo não tá nem aí para os sem-teto, para eles tanto faz se eles estão nas ruas ou não.

Abração

Irene Nousiainen disse...

No Brasil o problema da mendicância é sério. Pela proximidade do Acre com outros países da América Latina essa presença estrangeira de mendicantes é mais forte, o que não acontece nos outros estados, não generalizando. Nos outros estados são brasileiros mesmo - os sem-teto, sem comida, sem educação, sem saúde, sem higiene, os sem-nada. Há os realmente necessitados por falta de oportunidade e há os "profissa" como chamamos aqueles que fazem da mendicância profissão, quando não exploram outros no ramo. E o governo não consegue dar conta dessa "bola de neve".
Voltando para o seu assunto Teea, o meu professor comentou essa semana que algumas dessas romenas mendigas que receberam 300E para ir embora, pegaram o dinheiro e estavam a gastar na Stockman! Imagine se a moda pega! Do jeito que eles tem uma rede de informações rápida entre os seus, já já Helsinki estará tomada de pedintes estrangeiros. U-hu!