domingo, agosto 29, 2010

Domingos

Então já se foi a primeira semana de trabalho depois das férias. Até que correu sem maior estresse, e na quinta-feira tivemos um jantar bem divertido (com colegas de trabalho) num restaurante finlandês chamado Savotta.
Também voltei à academia (depois de meses!) e tenho certeza que isso me faz bem, como sempre fez.

Mas quando chegou a sexta-feira, já começou a aparecer essa saudade, esse sentido de solidão, dias livres sem marido aqui comigo. Sim, a gente se fala todos os dias, várias vezes por dia, e estamos muito bem... mas o pior para mim é o domingo.

Hoje acordei bem tarde, só me levantei depois do meio-dia (pouco normal no meu caso), mas tinha dormido mal; acordei toda hora, tive muitos sonhos estranhos, tentei ligar para ele num horário menos comum (e por isso nem consegui falar direito com ele). Então este domingo só pode ser ruim para mim. Ainda bem que passei uma boa parte do dia dormindo :) Agora é só tentar ocupar o tempo para não ficar tristinha. O tempo aqui deixa a desejar, 10 graus e nublado/chuvoso... já falei que o verão durou pouco, né? Bem, vou ver se consigo sair pra academia, ou fico em casa com um livro mesmo.

Quanto aos domingos em geral, já deu para entender que quase sempre passo os meus domingos sozinha em casa? Menos normal do ponto de vista "latino", né? Ou até aqui no fim do mundo, sei lá. Mas ("como uma boa finlandesa") prefiro não atrapalhar os amigos que querem ficar com os namorados/maridos/famílias... Sinceramente, nem tento ter companhia, mesmo que saiba que me faria muito bem nestes momentos de maior saudade.

Como escrevi ano passado, o domingo aqui é muito parado, não tem mesmo muito para onde "sair". Em vez de sair para beber no buteco, (se não tiver ressaca) finlandês vai fazer uma boa caminhada/corrida ou vai à academia... e essas coisas não são assim coisas "sociais", se faz ou sozinha ou com um(a) amigo(a)/companheiro(a).

E aí já vem a cultura de beber... aqui é raro beber no domingo de dia. Eu também senti muito incomodada em tomar cerveja no Brasil antes do meio-dia ou um pouco depois, eu realmente gostaria de fazer algo "mais saudável". (Nem gosto tanto de cerveja.) Aqui a cultura é tomar todas nas noites de sexta e sábado. Isso sim é "normal", mas quem beber durante o dia de domingo já deve ser considerado como um alcoólico. É, esta sociedade também é ilógica... Eu que prefiro tomar vinho qualquer dia (=noite) com jantar ao tomar todas no sábado. Claro que já fiz muito isso também (como uma boa finlandesa, rs), mas não é meu "objetivo".

Hoje já entendo melhor as perguntas (que antes estranhei) dos meus amigos brasileiros: "sério que você vai à academia no domingo?". Agora vejo que isso não é nada de típico no Brasil. Mas a minha resposta sempre era (e pode continuar a ser): "Sim, no domingo é que tenho tempo para isso, nem sempre tenho tempo e energia durante a semana, nos dias de trabalho".
Claro que nem sempre é assim, mas na teoria :)

Bem, agora espero os seus comentários também! Como costuma ser o seu domingo? É mais para tomar cerveja no boteco/na praia, fica em casa com a família ou com um grupo de amigos ou fica sozinho(a) a ler/assistir tv, ou gosta de aproveitar o dia de jeito saudável praticando esportes?

Beijos e já volto a escrever sobre os temas: leitura e cerveja :)


8 comentários:

Sandra Kautto disse...

Esse negócio de cultura tem muita influência em nossa vida mesmo!
No começo eu achava super estranho que os "Shopping" no sábado fechava tão cedo e no domingo algumas lojas nem abriam...achei irracional, já é que justamente nos finais de semanas que se tem mais tempo pra ir comprar.
Meus domingos no Brasil eram completamente diferentes, era o dia de churrasco com a familia e amigos... e se tivesse pique cinema com amigos ou só ir tomar um sorvete no shopping. Aqui na Finlândia a maioria dos meus domingos é em casa... algumas vezes planejamos de fazer compras também, mas isso é mais dificil. Sinto falta de ter a "casa cheia" aos domingos.

Teea disse...

Sandra, você falou tudo...
Eu, como nunca tinha esses churrascos de família, ou família assim perto em geral, não sei sentir falta disso, porém queria muito ter alguma programação legal pelo menos de vez em quando. O problema é que tudo para mesmo. Por outro lado, como falei, nem sempre tenho tempo para academia e compras durante a semana, preciso desse tempo para mim também.
O que quero dizer, queria algo entre essas duas culturas opostas ;) Sendo antisocial e gostando de esportes etc, não me vejo todos os domingos tomando cerveja etc (sei, exagero um pouco).
Ou talvez o problema é que queria(mos) fazer tudo num fim de semana e o tempo não chega para tudo e acabo(amos) fazendo nada :)
Beijos

Cris Neres disse...

Oi Teea, imagino como está se sentindo longe do seu esposo, desculpa eu estar meio por fora da sua situação, mas pq ele ainda n está morando aí c vc? Lembro q vc estava tentando um emprego no Brasil, ainda está tentando?
Em relação a essa cervejinha de domingo, aqui na maioria das cidades/estado domingo é um dia p curtir a familia,fazer grandes almoços (meu ultimo post foi sobre isso). Particularmente eu prefiro almoçar só com a família, assim não tenho tanto trabalho, a casa cheia é legal, mas depois que todo mundo vai embora começa o estresse. Tenho esse tipo de comportamento/visão pq trabalho muito durante a semana e domingo gosto de dormir um pouco mais, ler, ir à piscina etc. Em algumas ocasiões especiais fazemos algo maior. Quanto a cerveja, aki na minha região não são todos os bares que abrem aos domingos, as pessoas preferem beber sexta/sabado e descansar para iniciar bem a semana de trabalho. Hj em dia não bebo mais nada alcoolico, qd eu bebia muito raramente eu bebia aos domingos, qd muito ia tomar um ou dois chpps à beira do rio (aki n tem mar) com amogos no fim de tarde, apenas p colocar a conversa em dia. De qualker forma, churrasco aki rima com cerveja, mesmo que tenha que se levantar cedo no dia seguinte na maior ressaca!
Abração, otima semana p vc

Teea disse...

Cris, vou tentar explicar um pouco mais a nossa "situação" depois, mas digamos que tento (tentamos) fazer as coisas com calma. Além disso, ele ainda está esperando o passaporte que já "devia" estar chegando, mas demora demais. Não me perguntem por que etc, pois não sei dizer. Também estou cansada com tudo isso (imagina só!), com a distância, mas... paciência!
Bem, sei como é por aí, mas é bom ver as opiniões/pontos de vista diferentes mesmo assim :)
Eu também preciso do "meu tempo" depois de uma semana corrida, mas por outro lado bem sei que "nada como os amigos para relaxar e se divertir!".
Beijos Cris, e obrigada por passar sempre por aqui ;)

Anônimo disse...

O meu jeito de pensar nisso (e nas outras "diferencas culturais") é um pouco diferente. Digo, sempre fui bem ecléctica, gosto de juntar e misturar coisas das quais gosto, seja no Brasil ou aqui na Finlândia. Talvez por causa disso me sinto bem tanto aqui quanto lá - procuro fazer as coisas que gosto, seja onde for. Se não dá pra fazer exatamente o que quero, modifico.

Agora se sentir sozinha é diferente eu acho. Pra mim, pouco tem a ver com a cultura ou com as opções de lazer. Pelo menos eu, se estou em boa companhia, fico feliz mesmo se não posso fazer isso ou aquilo. Mas pra isso acontecer, tem que sim aprender a "perturbar" os amigos e familiares - de repente eles estão até esperando isso :)

Ira

Teea disse...

Ira, adorei a sua visita :)
Sim, eu com certeza também procuro "modificar", encontrar o meu jeito de viver. É só esperar que a outra pessoa também o entenda e aprenda :)

Também é verdade que poucas vezes me arrependi por ter ficado com os amigos. Mas sinceramente, tenho poucos amigos assim próximos. E por outro lado, antes essas coisas nem me incomodaram, mas agora às vezes sinto que devia ocupar o meu tempo. Quando estava solteira e sozinha, a solidão quase nunca me incomodava assim, se me entende...
Mesmo assim, nesta questão de domingos, preferiria algum compromisso... como provavelmente em várias outras coisas.

beijos

lilian moreira disse...

Olá Teea,
Gosto muito dos seus posts, parece que você está aqui pertinho da gente conversando como amigos, acho legal isso!
Deve ser chato passar o domingão sozinho, no meu caso tenho marido e dois filhos (um casalzinho - 13 e 16 anos) geralmente nosso dimingo é movimentado, churrasco no clube ou em casa (só nós) após o almoço eu e marido coxilamos, quanto aos filhos um fica lendo e o outro brincando, aqui em SP as pessoas bebem bem no domingo, mas somente na parte da manhã.

Um beijo.

Lílian

Teea disse...

Valeu, Lilian!
Estou aqui mesmo, sempre pertinho :)

Como falei, passei tantos domingos só que está "tudo bem". Agora incomoda mais a saudade... queria ter o marido perto, também fisicamente (pois perto ele já está). Mas a gente vai resolver isso, não vejo a hora!

Se eu beber domingo de manhã, não tenho energia para fazer mais nada naquele dia. Bem, nem sempre é preciso fazer algo, mas mesmo assim... ainda não consigo pensar assim, rsrs.

Como é bom ter os comentários de vocês todos!

Beijos, boa semana!