domingo, agosto 29, 2010

Duas minis

Prometi falar um pouco mais sobre cerveja. Sobre a cultura de tomar cerveja, sobre a cultura de beber.

Como sabemos, no Brasil se toma cerveja bem gelada, ou seja: até estupidamente gelada. A temperatura da geladeira costuma ser uns -4...-5 graus. Assim está boa, se gostar de cerveja. Pois a cerveja brasileira (prefiro Skol, sempre) é fácil de beber (quando servida bem gelada, claro).
Tanto que se fala do chopp, muito mais se toma nas garrafas grandes (600 ml) e dividir na mesa. Pois ninguém está lá sozinho(a) (referindo ao meu post anterior, generalizando como
sempre). Até eu acho que bebem muito, sem ninguém ficar bêbado :) Eu ficaria, se bebesse como eles, podem crer!

Quem quiser tomar alguma bebida alcoólica que não seja cerveja, do ponto de vista finlandês já fica um pouco mais complicado, mas sempre há uns drinques (caipirinhas, caipivodkas e tal). Quer tomar vinho? É normal encontrar vinho nacional mesmo nos butecos simples. Sim, vinho nacional. Vinho tinto "suave", eu diria: muito doce, e como sempre digo: "suco de uva". Não tem nada a ver com um bom vinho. Mas se tomar cerveja e refrigerante cansa, e não quer tomar cachaça (porque é forte), o que resta?

Voltamos à cerveja! Tenho um outro exemplo: Portugal, onde também passei uns bons dias de férias para relembrar das coisas boas de lá, para sentir essa cultura perto. Pois apesar de estar bem mais "perto" do Brasil neste momento por causa do casamento, ainda sinto muito forte por Lisboa; continuo a amar essa cidade e me sinto muito bem lá. Sempre adoro voltar e espero que ainda tenha essa(s) oportunidade(s) no (próximo) futuro. Depois de ter passado uns 15 dias no Brasil, quase sem tomar um bom vinho, foi tudo de bom tomar vinhos nacionais (portugueses) lá. Tenho uns bares favoritos no Bairro Alto, dos quais hoje tenho o prazer de mencionar o Bairrus Bodega por causa de bons vinhos e pessoal (Natália, Andreia e Patrícia) nota dez. Obrigada mais uma vez por tudo!

Os portugueses, quando saem pros copos, preferem tomar cerveja (pelo menos assim me parece, como uma turista). Ou lá no Bairro Alto talvez sangria, caipirinhas e mojitos que neste verão se venderam nas canecas de meio litro com um preço bem razoável, então "virou moda".


Em Portugal antes se tomava imperial, como chopp no Brasil. Além dos turistas norte-europeus, quase não se vê alguém tomar uma cerveja maior, tipo caneca. Ainda se toma imperial, mas o que está fazendo sucesso é uma mini. Super Bock Mini ou Sagres Mini.
Como fiquei observando muito os clientes da Bairrus Bodega (que é um bar de vinhos!), entendi que a maioria dos portugueses pediram minis, normalmente "duas minis" (outra para um(a) amigo(a)).
Nos dois casos, do Brasil e de Portugal, se pode ver uma questão económica: dividindo se gasta menos e tomando só uma mini também se pode pensar que não gasta muito (se tomar uma só, claro).

Aqui no fim do mundo provavelmente se pensa (se se pensa em dinheiro quando beber?) que tomando uma caneca maior, se poupa dinheiro :) Este ano apareceram nos supermercados latas de um litro, mas acho que os finlandeses tomam essas também sozinhos na sauna, sem dividir com os outros, rs. Sim, cerveja faz parte essencial da sauna também!
Aqui se toma de tudo, e até cair. O consumo de cerveja é enorme, mas também o consumo de vinho deve ter aumentado bastante (não tenho fatos agora). Também tomamos bastante lonkero e cidra, com vários sabores. E ainda temos fama de beber vodka, então alguém deve encher a cara de vodka ainda nas sextas e sábados. Faz parte da cultura :)


5 comentários:

Cris Neres disse...

Muito legal esse post, na temporada que passei experimente esse costume de beber na sauda, engraçado que para mim pareceu como se eu estivesse na beira de uma piscina ou praia, bebendo e jogando conversa fora, a dinamica é bem parecida. Pessoalmente adorei sauna, sinto falta, aqui as saunas são praticamente geladas (se comparadas com as finlandesas). Outra coisa que gostei muito foram as cervejas sem alcool, mas depois descobri que a marca que eu gostei não era bem sem alcool, tinha um teor alcoolico quase igual aos chopps que eu gostava de beber aqui. Como vc disse, a Skol é praticamente uma paixão nacional, mas dependendo da região outras marcas tb s bastante consumidas. Aki no Acre a holandesa Haineken ganhou mais espaço nas prateleiras de supermercado, alem da Bohemia tb (n sei de ond é), ah, e claro, ESTUPIDAMENTE GELADA!!!
aBRAÇÃO

Teea disse...

Realmente aqui muita conversa (e até negócios) acontece na sauna :)
Fui apenas uma vez à sauna no Brasil e achei quente, suei muito, rs. Mas também fiquei lá muito mais tempo do que costumo ficar na sauna aqui (para mim chegam uns minutos). No mais, a sauna é uma coisa tão tipicamente finlandesa que até eu sinto muito orgulho de falar que a sauna finlandesa é o que há :) E olha que faz anos que não vou a outra sauna do que a minha (que é elétrica, pequena assim como pode ser num apartamento pequeno).

Bem, ao ler estes posts e os meus comentários pode parecer que só gosto das coisas finlandesas... não é bem assim, mas acho que depois de férias entrei nessa m***a de fazer umas comparações, e devido a essas, até que encontrei coisas que gosto daqui :) Como também aprendi a questionar algumas coisas.

Beijinhos

lilian moreira disse...

Oi Teea,

Você fala bastante da SIDRA, o que é isso,
Aqui no Brasil Sidra é um espumante (Baratinho, baratinho) que o povão diz que é champanha.
Beijos.

Lílian

Teea disse...

Sidra aqui não é espumante, se toma como se tomasse cerveja, o teor alcoólico é parecido. Pode ser doce ou mais seco. Também pode ter sabor de fruta (maça, pera) forte ou o que acontece aqui com as cidras doces ou "light", o sabor é meio "artificial", porém é fácil de beber e popular entre gente (mulheres) jovem.
Não sei explicar melhor... eu gosto de cidra seca inglesa, tipo Strongbow.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sidra

rodrigo disse...

muito bom o seu blog..sou portugues e gostei do post .quando se fala na mini ceveja e pedimos nao tem a ver com mais economico sim tem a ver com bebesse mais rapido e sempre gelada..assim bebesse mais e bem gelada em vez de garrafa grande 0.75 cl ou 1lt..que fica quente se nao beber rapido..abraço