quinta-feira, maio 15, 2008

Jericoacoara

Nossa, como estou com preguiça de atualizar este blogue! Mas agora vou escrever pelo menos alguma coisa, pois tenho que falar algo sobre a viagem.

Prefiro dividir essa viagem em duas partes: primeira inclui os primeiros dias em Cumbuco e a minha estadia em Jericoacoara. Vou come
çar com essa, tá bem?


Então, cheguei em Fortaleza em 26 de abril de noite e daí fui de taxi a Cumbuco, onde a minha pousada era Duro Beach. Achei bem localizada, nova e simples. Assim realmente gostei no início das férias. O tempo estava mais ou menos; chovia e fazia sol, como a maioria do tempo nesses 15 dias. Quanto à beleza de Cumbuco; acho que já vi praias mais bonitas. Talvez fosse culpa minha, porque acabei não fazendo passeio nenhum. Queria ter ido de buggy até Lagoinha, mas soube que é muito caro como estive sozinha. Então desisti. Fiquei 2 dias em Cumbuco e estava "ok" para come
çar as férias. Mas depois já era a hora de viajar ao paraíso...

A viagem de Fortaleza a Jeri dura umas 7 horas de ônibus, pode parecer cansativo e claro que é, mas eu acho que a viagem (além de valer muito a pena) foi muito rápido, nem dormi, só fiquei olhando a "paisagem". Não teve muito para ver, mas acho que assim também se conhece alguma coisa e por isso às vezes gosto de fazer esse tipo de viagem de ônibus.


Cheguei em Jeri na ter
ça-feira, dia 29 de abril, um pouco antes de anoitecer. Depois de ter viajado o dia inteiro estava algo cansada, admito. E também não estava muito bem humorada, como já podem imaginar. Bom, quando vi a vista do quarto da pousada Jeribá, fiquei impressionada: realmente cheguei ao paraíso! Dessa praia que todo o mundo fala que é uma maravilha... não tem como não gostar! Eu a escolheria como uma oitava maravilha do mundo, se não fosse possível colocá-la entre as sete... Adorei, me apaixonei já pela vista da pousada. Essa noite assisti o famoso pôr-do-sol da varanda do quarto mesmo, tomando uma Skol bem gelada. Vida chata, hein?!

Fiquei 6 noites (5 dias inteiros) em Jeri. A maioria do tempo fiquei na vila mesmo. Fui passear à Pedra Furada: não achei tão especial assim, nem o caminho pra lá, prefiro passeios simples pela praia mesmo sem muitas pedras, rs. Então também fiz uns bons passeios pela praia, o que realmente achei o melhor de tudo! Praias de Jeri são lindíssimas e muito boas para fazer caminhadas (ou corridas, se preferir) quando a maré está baixa. Eu gosto dessa simplicidade, podem me acusar por não fazer nada em férias, mas problema meu, enfim, faço o que mais quero e não o que os outros supõem que eu faça.

Também estava afim de fazer um passeio de buggy às Lagoas. Já tinha buggy reservado e o bugueiro veio me buscar às 9 de manhã como foi combinado. Só que naquele dia choveu muito até meio-dia. Esperámos um pouco, mas foi preciso desistir. Ainda bem que consegui ter um guia privado bonito demais (ai ai, um sonho...) para me levar à Lagoa Azul no dia seguinte, mas o nosso passeio foi muito rápido. Não vou comentar mais isso, nem vou colocar fotos, rs.

Não sei como descrever a beleza de Jericoacoara. Acho que é mais um dos lugares que tem que ser sentido em vez de "falado". Como fui na baixa temporada, não teve muita gente e realmente às vezes foi um pouco chato. Não por causa de sossego assim, mas tipo quando quis ir a um bar da praia etc, nunca teve ninguém lá. Não me sinto muito confortável assim, sendo a pessoa a quem todos se prestam aten
ção. Acho que foi mais ou menos a mesma coisa durante toda a viagem.


Ahhh, o pôr-do-sol de Jeri... tem coisa melhor? Seja onde for, na varanda da pousada, no bar da praia e claro que na forma mais tradicional: subindo à duna e admirar a paisagem daí. Momentos inesquecíveis.

Pois é, Jericoacoara é demais. Mesmo assim, já estou com um bom plano para o final de ano - a minha próxima viagem ao Brasil vai ser à Bahia. Mas ainda falta muito, antes disso vai ter o verão europeu, talvez as noites quentes no meu Bairro, uma delícia!!

É só isso por hoje, outro dia vai ter mais, tá?

Beijos!

3 comentários:

Pata disse...

Oi Teea!

Que fotos des-lum-bran-tes! Caramba, que lugar lindo!

Dá uma sensação de paz só de olhar as fotos...

E que venha o verão finlandês!

Bjs

Caroline Rodarte disse...

Que fotos lindas!!!
Sua viagem deve ter sido muito legal! Realmente viajar na baixa temporada deve ser um pouco chato, só tem vc na praia e tudo mundo olha para vc. A sensação de estar sendo vigiada é constante. :-)
O passeio até as lagoas deve ter sido muito bom tb. Lembro que quando ia para Canoa só caminhava, fazia alguns passeios pelas dunas e lagoas e no final do dia íamos para a duna mais alta da cidade ver o pôr-do-sol (programa mais frequentado da cidade). Um programa simples mas delicioso de fazer. :-)
Voltando para Finlândia, o que nos resta fazer é torcer para que o nosso verão seja muito bom e bem quente.
Beijo!

Raquel disse...

Buáaaaaaa...Também quero ir ao Brasil :)