domingo, maio 30, 2010

Os mendigos em Helsinque

Faz uns dois anos que apareceram na cidade esses mendigos estrangeiros, antes disso praticamente só uns bêbados ou alguns jovens pediram dinheiro na estação central. Como não estávamos habituados a eles, causaram muita conversa (pública), contámos piadas sobre eles etc. Falaram como eles tiveram (ainda têm?) um apartamento/armazém para as roupas e os acessórios para usar quando mendigar... mesmo assim, pelo visto os finlandeses sentiram pena deles e continuaram a dar dinheiro. Nem o frio no inverno os fez sair da rua/do país, ficaram sempre em certos lugares centrais.

Semana passada o primeiro ministro da Finlândia aconselhou o povo para não dar mais dinheiro para eles, para que esse "problema de mendigos" saia da cidade/do país. Também discutiram, se mendigar devia ser proibido (na lei).

Bem, o resultado é que agora estão vendendo flores (roubadas ou colhidas nos vários parques da cidade). Enfim, será que um dia os mendigos vão sair das ruas da capital finlandesa?

2 comentários:

Ana disse...

Teea, nessa minha recente visita, isso me impressionou um bocado. Tanto em Helsinki como em Turku, vi alguns mendingos, todos estrangeiros, todos sentados em seus banquinhos tocando alguma coisa (no geral um pandeiro) melancolicamente, e tão mal que só daria dinheiro se fosse para parar de tocar. Uma pena que isso tenha chegado à Finlândia também.
Beijos

Deivid Faulstich disse...

são estrangeiros de onde?
pq o governo não manda de volta pra terra?