domingo, julho 18, 2010

Casa de campo / Casa de verão /Mökki

Quem conhece Finlândia, sabe que todos aqui têm uma casa de campo - à beira dum lago/do mar ou mesmo num lugar sem "praia". Aí se passa o juhannus (sostício de verão, sol de meia-noite...), finais de semana de verão e até as quatro semanas de férias no verão. No meio do nada. Só com a família (no sentido limitado; praticamente os pais e filhos, não normalmente todos os avós, primos, tios, amigos - se tirarmos a gente jovem e a festa de juhannus).

Casa de campo, mökki, pode ser muito simples, sem água e luz, sem banheiro "normal". Mas também deve haver as mais luxosas... Ahh, e sauna não pode faltar!

É, todo mundo tem um mökki, menos eu. Nunca nem fez muita falta, pois a minha família nunca teve, nem os meus avós, ninguém que me tivesse convidado para passar as férias lá. Então foram pouquíssimas as vezes que tive o "prazer" de ir no mökki, e sempre foi muito rápido, no máximo um final de semana. Faz mais de 10 anos que não vou a nenhuma...

Sim, há dias que sinto "inveja" dos amigos que nestes dias de verão falam que vão no mökki e está tão bom estar lá no sossego, ler um livro, tomar um solzinho... coisas simples, relaxando no silêncio absoluto (bem, na Finlândia silêncio tem em todo lugar).
Por outro lado, sou muito do conforto, para mim bem chegaria uns dois dias e já queria voltar pra casa. Acho. Pois experiência dessa coisa mais típica finlandesa me falta!

Enquanto me falta um mökki, fico sonhando com as férias na praia, seja em Portugal, seja no litoral nordestino. Praia do mar é o que há. Acho que praia de verdade é a minha praia :)

(Querem uma foto do mökki? Eu não tenho nenhuma ;))




Nenhum comentário: