sábado, agosto 29, 2009

Choque cultural

Volto a escrever sobre o fim de semana passado. Foi bom, gostei muito, como falei. Foi engraçado como passei por um choque cultural, de várias maneiras. A parte boa foi estar no meio da natureza. Não costumo viajar muito na Finlândia (por que será? rs) e já fazia algum tempo que não tinha visto essas paisagens do interior do país. Sim, Finlândia tem as suas belezas, não posso negar esse fato.

A parte menos boa então... foi a noite. Vocês sabem que não costumo sair muito aqui. E quando saio, às vezes fico decepcionada por causa das coisas que devia saber bem (e se não gostar, devia ficar em casa mesmo!). Agora devem pensar logo que não aguento os bêbados. Certo, não aguento alguns, mas como eu também bebo, não posso dizer que seria tanto por isso. O que não gosto é que se gasta muito dinheiro por pouco. Tipo se quiser tomar um mojito/uma caipirinha, pago uns 8 euros ou mais e a bebida não é grande coisa (aqui se mede a quantidade de álcool, e é pouco que se coloca num drinque). Só dá raiva, rs. Poucas vezes se tem um bom drinque. Por isso costumo tomar vinho; também é caro, mas pelo menos é como deve ser!

Bom, o meu problema no sábado passado foi a música... já falei muitas vezes aos meus amigos que prefiro ficar em casa nos fins de semana, porque aqui posso ouvir a música que gosto. Claro que tem umas discotecas em Helsinque onde a música tá boa, mas... tem bares/eventos onde se toca "pop finlandês" que "todo mundo gosta". Eu nem tanto. Gosto de algumas músicas, mas quando se toca os "sempre verdes" (se fala assim em português?) dos anos 70, eu não aguento mesmo :) E acho que foi esse o meu choque cultural semana passada. Mesmo sendo toda finlandesa, fiquei assustada.

É mesmo duro ter choques culturais no seu próprio país, né? Será que devia me mudar daqui, não poderia ser muito pior?

Beijos amigos, que tenham um ótimo fim de semana!

3 comentários:

Cris Neres disse...

Hum, legal esse post, vez ou outra tb tenho esses choques culturais, imagina, em um país do tamanho do Brasil posso dizer que até axo comum isso!!!
A hug

Teea disse...

Imagino no Brasil, ainda com todos esses problemas... Mas é bom lembrar que o choque cultural tb pode ser positivo :)

Beijo,
Teea

Blog da Bianca disse...

Concordo com vocês. Já morei em alguns cantos do Brasil, onde as culturas locais mudam drasticamente, e se não fosse os mesmos problemas do 3º mundo nesses locais, eu diria que estaria em outro país... Mas esses choques insistem em nos perseguir :). Beijos